Na Diocese de Colatina, existem duas casas de formação que acolhem os jovens para o processo formativo, com vistas ao sacerdócio.
A Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres, acolhe os jovens no início de sua caminhada vocacional. Durante um ano, eles realizam o Curso Propedêutico, por meio do qual participam de um processo formativo de discernimento, antes de ingressarem no Seminário Diocesano. Nesse período, o propedeuta é convidado a amadurecer suas dimensões espiritual, humano-afetivo, pastoral-missionária, intelectual e comunitária. Esta casa de formação tem como reitor o Padre Marinaldo Serafim.
Já a Casa de Formação Maria Mãe da Igreja, conhecida como Seminário Diocesano, sob a reitoria do Padre Edgar Rigoni, acolhe os seminaristas que iniciam os estudos pelo Curso de Filosofia, que tem duração de três anos, no Centro Universitário Católico de Vitória. O objetivo é despertar o espírito crítico sobre o mundo e a realidade. Em seguida, eles estudam Teologia, no Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia, com duração de quatro anos. Na Teologia, os seminaristas aprofundam os estudos eclesiais, bíblicos e teológico-pastorais, sem perder o foco na atualidade. As aulas ocorrem pela manhã. À tarde, os seminaristas se dedicam aos estudos pessoais e realizam atividades internas no seminário.
Nos dias 15 e 16/10, os propedeutas (jovens que estão iniciando o processo formativo para posterior ingresso no seminário) e seminaristas da Diocese de Colatina reuniram-se na Casa de Formação Nossa Senhora Mães dos Pobres, localizada em Colatina, para momentos de convivência, oração e fortalecimento dos laços entre as casas de formação.
O encontro teve a participação dos reitores e contou com uma programação dinâmica, iniciando com uma tarde de oração e lazer, visitas às Irmãs Clarissas do Mosteiro Santíssima Trindade, em Colatina, ao bispo diocesano, Dom Joaquim Waldimir Lopes Dias, na Cúria e à Rádio Web Diocesana.
No dia 15/10, quinta-feira, o grupo participou da Santa Missa, presidida pelo Padre Marinaldo Serafim, e da tarde de lazer, para rodas de conversas e partilha de histórias de vida.
Já na sexta-feira, dia 16/10, os jovens visitaram o Mosteiro Santíssima Trindade e participaram da Santa Missa presidida pelo Padre Edgar Rigoni. Neste dia, conheceram as suas madrinhas de oração. Trata-se de irmãs enclausuradas que rezam constantemente pela perseverança dos seminaristas e dos padres em sua caminhada vocacional.
Neste mesmo dia, os vocacionados e seminaristas fizeram uma visita à Cúria Diocesana de Colatina, sendo recepcionados pelo bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. Conheceram os novos espaços da cúria e a Rádio Web Diocesana, participando de uma entrevista específica sobre “Caminhada Vocacional”.