Os candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Colatina fizeram uma visita ao Seminário Diocesano, no último sábado (4/11). Foi uma manhã de convivência e oração. Eles chegaram juntamente com o representante do diaconato permanente na Diocese de Colatina, diácono Luiz Antônio Rodrigues.
O grupo teve a oportunidade de conhecer a estrutura da casa, que fica no município de Serra, na Grande Vitória, e trocar informações a respeito do processo formativo. Durante a conversa, eles recordaram que “todos são promotores vocacionais” e que “é necessário dar bom testemunho do Evangelho da alegria, que impulsiona a servir e servir com amor”.
DEPOIMENTOS
“Estar no seminário foi uma experiência incrível. Conhecemos toda a estrutura física e também organizacional. Conseguimos conversar e rezar com alguns seminaristas que lá estavam. Esta experiência de intercâmbio muito contribuiu para o nosso discernimento vocacional”, observou o candidato Claudio Queiroz, da Paróquia São João Paulo II, de Linhares.
“A visita nos mostrou o quanto é importante e séria a caminhada com Jesus. Ao interagir com os seminaristas, tivemos uma ideia do verdadeiro servir a Deus com muito amor e dedicação. Foi uma verdadeira honra conhecer um lugar santo onde o amor infinito é o objetivo. Para nós do Propedêutico, ficam a gratidão e o sonho de conseguirmos concluir nossa caminhada com muito amor e fé. Aliás, o amor verdadeiro desses seminaristas em servir a Deus é maravilhoso”, afirmou o candidato Jorge Miranda Coelho, da Paróquia São João Paulo II, de Linhares.
O candidato Walber José Avancini, da Paróquia São João Batista, de Aracruz, também falou sobre o encontro:
“Gostaria de externar minha gratidão pela recepção que recebemos, quando pudemos conhecer todas as dependências da casa, sempre acompanhados dos seminaristas Fernando, Kleidson, Mateus e Wellington, que se apresentaram muito atenciosos e descontraídos, mostrando que estão muito certos do que querem e que esse lugar santo é um local onde se vive a fé e a formação dos futuros padres que muito farão pela nossa diocese”.
DIACONATO PERMANENTE
No momento, são 13 candidatos ao diaconato permanente que cursam o Propedêutico na Escola Diaconal São Filipe, que fica em Ibiraçu. Os encontros são mensais com previsão de encerramento em dezembro. Em março de 2024, tem início a fase formativa que se estenderá até dezembro de 2026.
Que o Cristo, Bom Pastor, ilumine a caminhada vocacional dos que aspiram ao ministério diaconal e também de nossos seminaristas, que buscam o ministério presbiteral.