A Campanha da Fraternidade 2021 será ecumênica e terá como tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”,’ e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14a).
Trata-se da quinta campanha ecumênica, organizada pelas Igrejas-membro do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e tem como objetivo geral “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”.
A arte do cartaz foi elaborada pela agência Ateliê 15 e remete ao apelo de Cristo pela unidade. A base do desenho é uma ciranda. Nela, todos, em sintonia, estão unidos na busca incessante pela construção da civilização do amor, da justiça, da igualdade e da paz.
O hino escolhido foi composto pelo frei Telles Ramon, com a música de Adenor Leonardo Terra, e é marcado pelo convite “Venham todos”.
Esta versão ecumênica da Campanha da Fraternidade quer denunciar as violências contra pessoas, povos e a criação, em especial, as que usam o nome de Jesus, encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social, animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima, promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio e fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.
IGREJAS-MEMBRO DO CONIC (CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS)
Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida, Aliança de Batistas do Brasil. Ainda participaram da comissão de preparação representantes do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização (CESEEP) e a Igreja Betesda como Igreja convidada.
Ouça o Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021