Começou nesta terça-feira, 4 de novembro, a reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Durante três dias, os bispos refletem sobre os desafios da Igreja e da sociedade, especialmente no atual contexto político, social e ambiental.
Na abertura, o presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, destacou a proximidade da COP 30, que acontecerá em Belém (PA), e reforçou o compromisso da Igreja com o cuidado da criação e da Casa Comum.
O secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, apresentou o panorama da Igreja no Brasil — com 492 bispos, seis dioceses vacantes e novas nomeações. Já dom Francisco Lima Soares, bispo de Carolina (MA), conduziu a análise de conjuntura social, abordando as transformações globais e o papel do Brasil na defesa da paz e da justiça social.
Também foi apresentada a análise de conjuntura eclesial, conduzida por dom Joel Portella Amado, que tratou do caminho da sinodalidade e da aplicação do Documento Final do Sínodo e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE).
Fonte: CNBB






