Os bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo iniciaram, nesta segunda-feira (17/10), a Visita Ad Limina Apostolorum em Roma, na Itália. Para dar início às atividades, uma santa missa foi celebrada na Basílica Papal de Santa Maria Maior, presidida por dom Airton José dos Santos, arcebispo de Mariana, juntamente com a comitiva de 31 bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3.

Nosso bispo diocesano, dom Lauro Sérgio, integra a comissão. Nesta imagem, dom Lauro se encontra na Basílica de Santa Maria Maior
Na primeira reunião do dia, os bispos foram recebidos pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny. Com a relatoria de dom Vicente de Paula Ferreira e apresentação de dom José Carlos de Souza Campos, foram apresentados os impactos causados pelo processo minerário em Minas Gerais e no Espírito Santo. Também foram destacadas as ações do Grupo de Trabalho em Ecologia Integral e Mineração, constituído em 2020, que assessora as dioceses e províncias eclesiásticas.
No Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, com a relatoria de dom Paulo Mendes Peixoto e apresentação de dom Dario Campos, foram comentadas as atribuições do Supremo Tribunal que julga reclamações de nulidade e outros processos. Os bispos também visitaram a Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, que teve a relatoria de dom Messias dos Reis Silveira e a apresentação de dom Geovane Luís da Silva.
A Visita Ad Limina Apostolorum acontece até o próximo dia 26 de outubro. Além de um encontro com o Papa Francisco, na quinta-feira (20/10), outras secretarias e dicastérios que integram a Cúria Romana serão visitados. Celebrações eucarísticas nos túmulos dos apóstolos Pedro e Paulo também marcam a agenda pastoral dos 31 bispos.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA VISITA