No último sábado, dia 12 de abril de 2025, a Pastoral Carcerária do Espírito Santo realizou sua Assembleia Estadual, representando o Regional Leste 3 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento aconteceu no Colégio Agostiniano, no Centro de Vitória, e contou com a presença de cerca de 100 agentes pastorais das quatro dioceses do estado: Arquidiocese de Vitória, Diocese de Colatina, Diocese de São Mateus e Diocese de Cachoeiro do Itapemirim.
A programação foi iniciada com uma missa presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo de Colatina e presidente do Regional Leste 3, e concelebrada pelos padres Vitor Noronha, João Vitor Preato e Hansmiller Vieira. Durante a homilia, Dom Lauro destacou o papel simbólico e essencial da Pastoral Carcerária, que cumpre o chamado de Jesus, conforme o Evangelho de Mateus: “Estive preso e vieste me visitar”. Ele também ressaltou a importância de realizar a assembleia na semana que antecede a celebração de Jesus preso, condenado, torturado, morto e ressuscitado.
Após a missa, o Padre Vitor apresentou uma palestra aprofundada sobre o Ano Jubilar da Esperança, abordando o olhar do Papa Francisco para as pessoas em situação de prisão. Em seguida, Maria de Fátima Castelan, coordenadora da Pastoral Carcerária na Arquidiocese de Vitória, discorreu sobre os avanços obtidos com a Resolução 034 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), que trata da assistência sócio-espiritual no sistema penal.
Outro momento importante do encontro foi a reflexão realizada em grupos, que promoveu um diálogo sobre os desafios e sinais de esperança no trabalho de assistência espiritual nas unidades prisionais capixabas. O debate também gerou sugestões para o aprimoramento das ações da Pastoral Carcerária no Regional Leste 3.
Durante a assembleia, foi eleita a nova coordenação estadual da Pastoral Carcerária do Regional Leste 3, composta por representantes das quatro dioceses:
- Arquidiocese de Vitória: Maria de Fátima Castelan e Kamila Vieira de Moura.
- Diocese de Colatina: Padre Hansmiller Vieira e Maria da Penha Viana de Souza.
- Diocese de Cachoeiro do Itapemirim: Padre João Vitor Preato e Katia Coelho Travaglia.
- Diocese de São Mateus: Elizabete de Oliveira dos Santos e Carla Vanessa de Jesus Figueiredo.
Um momento de emoção marcou o evento com a apresentação da pequena Maria Vitória, de pouco mais de um mês de vida, acolhida com carinho nos braços de sua mãe Kamila e recebida com entusiasmo pelos presentes. Chamada carinhosamente de “sobrinha e mascote da Pastoral”, a bebê foi abençoada no altar pelo Padre Vitor, recebendo aplausos e afeto da assembleia.
A Assembleia Estadual reforçou o compromisso da Pastoral Carcerária com a missão de humanizar e levar esperança àqueles que se encontram em situação de privação de liberdade no Espírito Santo.