Na Carta Apostólica “Desiderio derideravi”, publicada em 2022 pelo Papa Francisco, o texto busca recordar o profundo significado da celebração eucarística e convidar o povo de Deus à formação litúrgica. Ele escreveu: “Sabemos bem a importância do ambiente celebrativo para favorecer a oração e o sentido de comunhão: o espaço, a luz, a acústica, as cores, as imagens, os símbolos, o mobiliário litúrgico constituem elementos fundamentais daquela realidade, daquele evento, humano e divino ao mesmo tempo, que é a liturgia.”
CULTURA E ARTE LIGADAS AO CRISTIANISMO
Nesse contexto, a Regional Leste 3 promoverá seu 2º Encontro de Arte Sacra e Bens Culturais, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, em Ibiraçu (ES), no IESIS (Instituto Espírito Santo de Inovação Social). A informação foi dada pela arquiteta Marcia Luchi, que faz parte da Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Colatina. “Será um momento de formação, partilhas e evangelização através da arquitetura, liturgia e arte sagrada, reforçando a importância da beleza no espaço de oração e a valorização da história da arquitetura religiosa e a sua preservação”, explica o texto de divulgação.


PRESENÇAS
O evento contará com a experiência de Dom Jerônimo Pereira Silva (OSB). Ele é doutor em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma, Santo Anselmo (2016) e atualmente atua como docente de liturgia nos Institutos italianos de Liturgia, de Pádua e de Roma. Também está confirmada a presença de Raquel Schneider, Assessora do Setor Espaço Litúrgico – CNBB.
CATEDRAL DE COLATINA
De forma específica, a Catedral de Colatina (Paróquia Sagrado Coração de Jesus) apresenta uma arquitetura eclética católica românica, um estilo marcante do arquiteto Benedito Calixto Neto, responsável pela obra, na década de 50. O maior conjunto de vitrais do Espírito Santo e um dos maiores do país está exatamente na Catedral de Colatina. São mais de 40, foram instalados por uma equipe austríaca, por volta de 1956 e alguns têm 10 metros de altura. No projeto de revitalização, executado entre 2019 e 2022, a Comissão de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese de Colatina procurou evidenciar os quatro elementos fundamentais do espaço litúrgico.



Para se inscrever no 2º Encontro de Arte Sacra e Bens Culturais da Regional Leste 3, clique aqui.
Texto: Eduardo Monteiro
