Na última quinta-feira (12/3), representantes das quatro dioceses do Espírito Santo se reuniram, em Vitória, para conhecer o projeto de criação do Regional Leste 3 da CNBB. Atualmente, o Estado do Espírito Santo integra com Minas Gerais o Regional Leste 2. O projeto apresentado prevê a separação dos dois estados, de forma que as dioceses capixabas passem a compor um novo regional, com o nome de Leste 3.
Na ocasião, o secretário executivo do Regional Leste 2, padre Roberto Marcelino de Oliveira, apresentou os detalhes do projeto que deve ser levado ao conhecimento e análise dos bispos na próxima assembleia da CNBB. Padre Marcelino, que pertence ao clero da Diocese de Colatina, falou sobre a estrutura física, pastoral e as despesas administrativas que o novo regional irá assumir.
O projeto deve ser submetido à votação durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, marcado para acontecer em abril deste ano, em Aparecida (SP).
A reunião também contou com um momento dedicado à partilha da caminhada pastoral e presbiteral de cada diocese, bem como com informações sobre a Festa da Penha 2020. Participaram bispos, padres e lideranças leigas das quatro dioceses do Espírito Santo (Vitória, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim).