O ano de 2020 já se tornou histórico para a comunidade da Paróquia São João Batista, de Aracruz. Em pleno ano jubilar, que celebra sete décadas de evangelização desta porção do Povo de Deus, uma bela programação deve valorizar a fraternidade e a misericórdia entre os fiéis.
No dia 5 de janeiro, na Solenidade da Epifania do Senhor, foi celebrada uma “Missa Memória” na Igreja Nossa Senhora da Penha, que fica no distrito de Santa Cruz. Foi um momento emocionante que recordou os primeiros tempos de evangelização no município.
E os momentos especiais continuam! No último dia 2 de fevereiro, a Solenidade da Apresentação do Senhor foi marcada por uma missa singular, na igreja matriz, com a Abertura do Ano Pastoral e o lançamento do selo jubilar da paróquia. Na mesma ocasião, o pároco, padre Antonio Luiz Pandolfi, fez o envio das Capelas de São João que seguirão em visitas missionárias às famílias da comunidade.
O ano jubilar da Paróquia São João Batista teve início no dia 8 de dezembro de 2019 e lembra os 70 anos de transferência da sede paroquial, que ficava em Santa Cruz, para a região onde hoje fica o centro de Aracruz. Com essa transferência, a paróquia, que era dedicada a Nossa Senhora da Penha, assume São João Batista como padroeiro, já que a capela onde ela se instalou era consagrada ao precursor. Meses mais tarde, a sede municipal também foi transferida para o centro de Aracruz.
A programação jubilar seguirá até o fim do ano, que também será marcado pela primeira visita pastoral do atual bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.
Fotos de Rogério Sarmenghi