Neste dia 18 de setembro, o padre Waldemir Costa Pereira celebra 40 anos de vida!
Vamos conhecer a sua história?
“Sou natural de Linhares, norte do Espírito Santo, e vim de uma família de trabalhadores rurais. Somos seis irmãos e morávamos às margens do rio Doce onde vivíamos da lavoura e da pesca, por isso, me considero também ribeirinho.
O desejo de seguir a vida presbiteral se concretizou no contexto social e religioso dentro da Comunidade Eclesial de Base, especificamente na Pastoral da Juventude e nos Grupos de Jovens. Com essas experiências, adquiri identidade eclesial e engajamento o que me motivou a amar ainda mais a Igreja. Lancei-me então no processo de discernimento vocacional e ingressei no seminário com um projeto rumo à vida consagrada.
Com muita alegria, no dia 12 de setembro, comemorei um ano de padre. Confesso que ainda estou aprendendo a ser um presbítero, porque tudo é muito novo na vida consagrada. Mas digo que, desde o início, ser padre está sendo muito gratificante, bom e maravilhoso na minha vida!
Existem desafios nessa missão: o individualismo das pessoas, o pluralismo religioso de mercado, o enfraquecimento das pastorais (principalmente das pastorais sociais), a falta de formação crítica e de identidade sólida do leigo para se tornar um cristão maduro na fé. Além disso, ocorre a aceitação “parcial” do Evangelho, indiferença, perda do sentido da transcendência, secularismo, ateísmo, queda das referências religiosas e éticas (de líderes), referências essas que dão sentido à vida das pessoas, gerando angústias, insegurança e medo no povo.
No atual momento, o maior desafio que enfrentamos é a pandemia. Acredito que, perante essa situação, nossa ação pastoral é o anúncio do Evangelho, com a pastoral do cuidado, do amor mútuo com o bem mais precioso que Deus nos deu, que é a vida.
Portanto, minha gratidão! Mesmo diante dos desafios, muitas alegrias permanecem. As maiores que um presbítero pode receber são o carinho dos fiéis por nós! Sinto grande felicidade ao consagrar a eucaristia, presença viva de Jesus Cristo no vinho e no pão; ao anunciar o evangelho de Jesus aos corações das pessoas; e ao levar uma palavra de carinho, fé, esperança e amor, principalmente aos mais necessitados.
Peço carinhosamente a todos que rezem pelas vocações sacerdotais e pela minha vocação!”
Parabéns, padre Waldemir! Saúde, realizações e perseverança em sua vida e missão!