Neste dia 15 de novembro, comemoramos o aniversário de 48 anos do padre Roberto Marcelino de Oliveira! Atualmente, ele assumiu a pró-reitoria do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, além de integrar a equipe de articulação do Regional Leste 3 no Espírito Santo.
Sétimo de uma família de nove filhos, padre Marcelino nasceu em Itapebi, extremo sul da Bahia. De origem simples, aprendeu desde cedo a correr atrás de seus sonhos. Aos 15 anos, mudou-se para Vila Velha (ES) para trabalhar e estudar. Atuou em concessionária de veículos, banco e numa empresa de importação de máquinas pesadas. Paralelamente, engajou-se no grupo de jovens da comunidade.
Ainda na adolescência, ele viveu algumas experiências que considera “sinais de Deus”. Assim, após um ano de discernimento vocacional, ele decidiu ingressar no seminário. Por se identificar com comunidades do interior, interessou-se pela Diocese de Colatina, onde foi acolhido. Ordenou-se presbítero no dia 25 de maio de 2006. Desde então, passou por diferentes paróquias e funções dentro da administração diocesana. “Ser padre é alguém identificado com Cristo e que está a serviço da Igreja”, afirma.
Em 2015, padre Marcelino foi eleito secretário executivo do Regional Leste 2, que reúne as dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo. Neste ano de 2021, com a divisão do Leste 2 e a criação do Regional Leste 3, padre Marcelino planeja seu retorno ao Espírito Santo onde assumirá a secretaria geral do novo regional que é formado pelas quatro dioceses capixabas.