Neste dia 22 de outubro, o padre Maurício Cordeiro Fornanciare celebra 61 anos de vida.
Natural de Vila Valério, padre Maurício vem de uma família grande, com 11 irmãos. Aos 12 anos, deixou a casa da família para estudar. Chegou a Linhares em 1979, um ano marcante para ele. “Naquele ano, vivi a experiência mais bonita de Igreja! Cheguei impregnado fortemente pela Igreja Povo de Deus, pelas CEBs, pelo espírito de democracia. Isso sempre me trouxe muito entusiasmo!”, lembra.
Logo ele se engajou na comunidade, integrando um grupo vocacional coordenado pelo padre Rubens Duque. Foi nessa época que ele também conheceu dom Geraldo Lyrio Rocha, que ainda era padre. Naquele mesmo ano de 1979, uma enchente devastou a região e o jovem Maurício ficou muito impressionado com a solidariedade do povo, com o “povo salvando o povo” e com o bonito e dinâmico trabalho da Igreja.
Já certo de sua vocação, mudou-se para Vitória, onde estudou Filosofia e Teologia. Em 8 de dezembro de 1989, 10 anos depois do seu primeiro encantamento, ele retorna a Linhares para ser ordenado presbítero, juntamente com o padre Selesio Petri, pela imposição das mãos do já bispo dom Geraldo.
Quando a Diocese de Colatina foi criada, em 1990, padre Maurício atuava em Governador Lindenberg, São Domingos do Norte e Pancas. Pouco tempo depois, ele assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vila Lenira, Colatina.
Em 1997, padre Maurício foi estudar em Roma e lá aperfeiçoou seu carisma junto à Pastoral Familiar. Ao retornar, em 1999, tornou-se pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Linhares. “Eu já conhecia o coração daquela paróquia pela qual me apaixonei em 1979, ainda jovem”. Anos depois, padre Maurício atuou na Paróquia Bom Pastor e, no momento, está à frente da Paróquia Santíssima Trindade, todas em Linhares. Além de seu trabalho paroquial, ele coordena atualmente o Terço dos Homens na Diocese de Colatina.
“Vivi toda uma experiência profunda de Igreja Povo de Deus, acompanhei as mudanças tecnológicas no mundo e fui me adaptando. Mas nunca perdi o meu foco que é a família! Desde 1988, realizo um trabalho intenso de evangelização pelo rádio”, destaca. “Estou sempre ligado porque eu sei que Deus me deu essa comunicação para eu levar a Boa Nova com criatividade e simplicidade”.
Parabéns, padre Maurício! Sua história é também a história da Diocese de Colatina! Saúde e muita fé em sua caminhada!