26 de abril é dia de celebrar a vida do padre Marinaldo Serafim, que completa 50 anos de idade.
Para ele, “ser padre é realização, amor, serviço e desafio”. A certeza do sacerdócio veio cedo, aos sete anos, quando ele já sabia que queria ser padre. Padre Marinaldo nasceu na zona rural de Sooretama. Teve uma infância feliz, marcada por brincadeiras, pescarias e futebol.
Com a mãe, construiu uma cumplicidade particular. Herdou dela o modo de ser singelo, afetuoso e rico de espiritualidade. Aos 15 anos, entregou-se totalmente às atividades da Pastoral da Juventude local, engajando-se na vida católica. Depois de concluir os estudos, ingressou no seminário e, no dia 10 de setembro de 2005, foi ordenado presbítero no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, pela imposição das mãos do bispo diocesano dom Décio Sossai Zandonade.
Meses depois, ele assumiu a reitoria do Seminário Maria Mãe dos Pobres, que abriga os vocacionados do curso Propedêutico. Anos depois, foi reitor do Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja. Ele também atuou em paróquias de Colatina, Itarana e como coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, função esta que exerceu até a saída do último bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias. Atualmente, padre Marinaldo é reitor do Propedêutico e membro do Colégio dos Consultores.
“Ser formador me ajudou a fazer uma revisão de mim mesmo, a buscar meu próprio ser. Acredito numa formação livre e que dê tempo ao amadurecimento vocacional. Costumo propor e não impor aos vocacionados. Gosto de caminhar junto com eles. Para mim, a autoridade é construída, reconhecida e não imposta”, diz.
Felicidades, padre Marinaldo!