Louvemos pela vida do padre José Valdecy Romão que, neste dia 24 de abril, completa 53 anos.
Aos 12 anos de idade, ele já era catequista, no pequeno distrito de Nova Belém, em Mantena (MG). Chegava a percorrer quilômetros para alcançar as comunidades mais distantes a fim de catequizar os menores.
Padre Valdecy é o oitavo de dez irmãos. Subiu ao presbitério pela primeira vez aos sete anos para ler uma prece. Foi a catequista Margarida que conteve o tremor de suas pequenas mãos e lhe deu o incentivo necessário para concluir a leitura.
Aos 17 anos, ele tomou a decisão que mudaria para sempre a sua vida: ser padre. Aos 21 anos, ingressou no seminário e, mais tarde, já maduro em sua vocação, decidiu cursar o último ano de teologia na Diocese de Colatina.
No dia 27 de dezembro de 1997, foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de dom Geraldo Lyrio Rocha. Como padre, atuou em Linhares, Aracruz e atualmente é pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Colatina, e cura da Catedral de Colatina.
Para padre Valdecy, o sacerdote é sinal da misericórdia de Deus no meio da comunidade, é aquele que está no meio do povo, que visita os doentes e celebra com prazer. “Tenho um carinho especial pelas crianças e pelos idosos. Estar no meio do povo, sentir o cheiro do povo me faz muito bem”, afirma.
Parabéns e “paramais”, padre Valdecy!