Neste dia 12 de julho, comemoramos o aniversário de 49 anos do padre Ilauzir Vieira da Rocha.
Padre Ilauzir é de Pancas, primeiro filho de Maria e Luiz Acácio. Iniciou seu caminho vocacional em 1994, tendo sido ordenado presbítero no dia 31 de agosto de 2002, pela imposição das mãos de dom Geraldo Lyrio Rocha.
Em seu ministério ordenado, traz consigo a certeza que o próprio Senhor nos dá no Livro do Profeta Isaías: “Não temas, eu te chamei pelo nome, Tu és meu” (Is 43,1). Padre Ilauzir já atuou nas paróquias de São Roque do Canaã, São Domingos do Norte, Baixo Guandu, Governador Lindemberg e, atualmente, é vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Marilândia.
Em nível diocesano, também trabalhou junto ao Apostolado da Oração, da Liturgia, do Dízimo e do folheto litúrgico “O Dia do Senhor”. Sendo um entusiasta da área de direito, em 2010, foi enviado a Roma onde cursou Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense. De volta ao Brasil, foi nomeado Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Vitória, ofício que exerce atualmente.
“Ser padre hoje é um grande desafio. As mudanças vindas com as tecnologias e os meios de comunicação exigem mais e mais e, de modo especial, neste tempo de pandemia. Foi-se o tempo em que o padre dizia e os fiéis acreditavam ou faziam o que o padre falava. Hoje é preciso convencer com argumentos concretos. É preciso ser acolhedor, gentil e eficiente naquilo que se fala”, observou padre Ilauzir.
“Precisamos encurtar os laços, sairmos mais da Igreja (prédio) e irmos para a Igreja (povo), de modo especial, ir até aqueles que mais precisam. Como diz o Papa Francisco, ‘o pastor precisa ter cheiro das ovelhas’. Em um mundo de individualismo latente, conquistar a atenção dos jovens fiéis também é um dos grandes desafios”, concluiu.
Padre Ilauzir, a Diocese de Colatina lhe deseja saúde, felicidade e vida plena em Cristo Jesus!