Neste dia 21 de julho, comemoramos o aniversário do padre Adriano Marcos Luchi!
Vamos conhecer um pouco da sua história? É o próprio padre Adriano que nos conta:
“Nasci em Colatina, no dia 21 de julho de 1973. Sou o primeiro filho do casal Eurides (in memoriam) e Sinair. Tenho dois irmãos: Eric e Bruna. Vivi minha infância e adolescência em São Roque do Canaã. Graças ao incentivo e apoio de minha família, desde criança sempre participei ativamente na Comunidade Matriz São Roque, atuando nas equipes de liturgia, catequese e sendo coroinha.
Meu despertar vocacional se deu exatamente a partir da minha participação direta na vida da Igreja e no testemunho dos frades capuchinhos que serviam à paróquia naquela ocasião. Destaco aqui o frei Antônio Alves da Silva, um fiel filho de São Francisco de Assis e zeloso pastor do rebanho de Cristo. Eu ficava encantado quando o via usando o hábito capuchinho, fazendo as procissões, realizando suas pregações, celebrando o culto divino com a maior dignidade, solenidade e respeito. Era o homem da Palavra, dos sacramentos e da caridade. Eu queria ser assim! Queria ser frade capuchinho! Participei de vários encontros vocacionais promovidos por eles e me preparava para ingressar no seminário desta congregação.
Após a instalação da Diocese de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha visitou a Paróquia São Roque. Participei ativamente desse momento. Depois do que vi e ouvi do novo bispo que aqui chegava, confesso que o chamado para ser padre diocesano falou mais alto em meu coração. Conversei com frei Antônio sobre minhas novas motivações e ele me pediu para procurar dom Geraldo, dizendo que me daria apoio na decisão que eu tomasse. E assim o fiz. A conversa com dom Geraldo me ajudou a discernir e ter clareza do chamado que Deus me fazia para servir a esta Igreja Particular de Colatina. Dom Geraldo teve um papel fundamental em minha caminhada vocacional. Sou imensamente grato a Deus por tê-lo colocado em minha vida.
Em fevereiro de 1991, ingressei no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja. Após todo o processo formativo, no dia 20 de novembro de 1999, pela imposição das mãos de dom Geraldo, fui ordenado presbítero, na Catedral de Colatina. Como padre, tive a imensa graça de servir às paróquias Santíssima Trindade (Linhares), Bom Pastor (Linhares), Sagrado Coração de Jesus (Colatina) e atualmente à Paróquia São Roque. Cada uma dessas paróquias, com seu perfil próprio, suas significativas realidades e seu povo sempre bom e generoso, estará guardada para sempre em meu coração. Em nível diocesano, colaborei na Câmara Auxiliar Permanente, na equipe de elaboração do folheto litúrgico “O Dia do Senhor” e atualmente colaboro como Coordenador Diocesano de Liturgia. Em tudo me senti feliz e realizado! Sempre procurei fazer as pessoas felizes, motivando-as a assumir sua missão na Igreja e no mundo.
Sou um simples e humilde operário na vinha do Senhor, o Bom Pastor, Sumo e Eterno Sacerdote. Sem merecimento algum de minha parte, Deus me olhou com amor e me chamou para a sublime missão de ensinar, santificar e conduzir seu povo, através do Ministério Sacerdotal. Enquanto Ele me der condições, mesmo diante das dificuldades, incompreensões e sofrimentos, quero dizer-lhe: Eis-me aqui, Senhor, para fazer vossa vontade e não a minha. Louvado seja Deus pelo que Ele realizou em mim e através de mim nestes 21 anos de ministério sacerdotal.”
Parabéns, padre Adriano! Que Deus o cumule sempre com muitas bênçãos!