O monsenhor Rubens Duque comemora, neste dia 2 de abril, 87 anos de vida. Nós, da Diocese de Colatina, damos graças a Deus por isso! Monsenhor Duque viu nossa Diocese nascer. Ele esteve ao lado do nosso primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, para erguer as estruturas da recém-instalada Diocese de Colatina, em 1990.
Monsenhor Duque é natural de Itaguaçu. Aos 15 anos, ele foi morar com o padre Alonso Leite, em Baixo Guandu, para estudar. E foi ao lado do padre Alonso que despertou nele a vocação para a vida religiosa.
Aos 31 anos, foi ordenado padre na Catedral de Vitória. Logo quando chegou à Diocese de Colatina, foi nomeado pároco da Catedral. Durante longo tempo também foi vigário geral. Por quase 20 anos, monsenhor Duque atuou no seminário, ajudando a formar mais de cem padres das quatro dioceses do Espírito Santo.
Aos 87 anos, impressiona o vigor e a memória deste sacerdote tão querido e amoroso. “Ser padre é servir, é ter disposição total para pregar a Palavra de Deus, acolher e orientar as pessoas”, diz.
Atualmente, monsenhor Duque é vigário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Linhares.