Parabéns ao frei Jeferson Palandi Broca que, neste dia 8 de junho, comemora 45 anos de vida!
Frei Jeferson é natural de Guaratinguetá (SP) e, atualmente, é vigário da Paróquia Santa Clara de Assis, em Colatina.
Caçula de cinco irmãos, sendo ele gêmeo com uma irmã, teve uma infância com poucas idas à igreja, mas marcada pela devoção da avó à Virgem Maria. Ela sempre estava com o terço na mão e o radinho sintonizado na Rádio Aparecida, mesmo vivendo acamada há mais de 30 anos.
“Depois do Crisma, segui o fluxo, não voltei para a Igreja. Com o tempo, foi nascendo o desejo de participar. Fui gostando e aprendendo, cada vez mais, sobre a Igreja e Jesus”, conta frei Jeferson. Aos poucos, então, ele sentiu no coração o chamado para entregar sua vida a Deus. “Eu ainda não tinha certeza. Mas, um dia, ganhei um livro de São Francisco. Li sua história e me encantei. Por sorte, os franciscanos tinham duas fraternidades em Guaratinguetá. Fui ao seminário, conversei com o frei responsável pelos vocacionados e fiz os encontros por um ano. No ano seguinte, em 2001, ingressei no seminário franciscano, dando início à caminhada formativa franciscana, aprendendo o carisma da fraternidade”, conta.
“Nós, franciscanos, vivemos em fraternidade e fazemos três votos: obediência, sem nada de próprio e em castidade. Além dos trabalhos rotineiros da paróquia, atendemos as irmãs clarissas, rezamos o Ofício Divino e a lectio divina (Leitura Orante da Bíblia). Antes do almoço, temos um momento de 30 minutos que chamamos de “encontro fraterno”, quando conversamos sobre diversos assuntos. Também temos, na semana, o “dia da fraternidade”, quando fazemos um pequeno retiro.
Para frei Jeferson, o maior desafio de um religioso franciscano é manter-se fiel ao carisma nas diferentes frentes em que atuam: na paróquia, na comunicação, na missão, na solidariedade e na educação, bem como manter o equilíbrio entre ação e oração.