Neste dia 14 de março, o primeiro bispo da Diocese de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, celebra 80 anos de vida.
Natural de Fundão (ES), dom Geraldo pertence a uma família de quatro irmãos. Em 1954, ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha, em Vitória, e estudou no Colégio Salesiano. Em 1960, iniciou o curso de Filosofia em Belo Horizonte (MG). Três anos depois, foi para Roma, onde estudou Teologia na Universidade Gregoriana e se especializou em Liturgia pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo.
No dia 15 de agosto de 1967, foi ordenado presbítero em Fundão. Em 14 de março de 1984, foi eleito bispo e sua ordenação episcopal aconteceu em 31 de maio do mesmo ano, em Vitória (ES), onde atuou como bispo auxiliar até ser nomeado primeiro bispo da recém-criada Diocese de Colatina, em 1990.
Dom Geraldo firmou as bases da nova diocese. Com seu empenho, foram construídos o Seminário Diocesano, o Mosteiro Santíssima Trindade para acolher as irmãs clarissas e inaugurada a Livraria Cordis. A histórica capelinha de Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu, foi elevada a Santuário Diocesano, graças também ao seu esforço. Dom Geraldo permaneceu à frente da Diocese de Colatina até janeiro de 2002, quando assumiu a Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA).
No dia 11 de abril de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou arcebispo de Mariana (MG). Em maio daquele mesmo ano, dom Geraldo foi eleito presidente da CNBB. Em abril de 2018, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia, tornando-o bispo emérito.
Atualmente, dom Geraldo reside em Vitória e segue participando ativamente da vida da Igreja.