Solidariedade e amor são os ingredientes perfeitos para manter vivo o espírito de Natal. Em Colatina, os Amigos do Papai Noel colocam essa receita em prática há 16 anos ao levar alegria aos que mais precisam da presença de Jesus.
São cerca de 40 pessoas que se revezam, durante o mês de dezembro, para visitar hospitais e escolas da cidade juntamente com o Papai Noel e seu saco cheio de presentes. Mas o trabalho começa meses antes quando o grupo se reúne para arrecadar dinheiro entre familiares, amigos, colegas de trabalho, empresários e comerciantes. O montante é todo usado para comprar os presentes que farão a alegria de crianças de escolas públicas e pessoas internadas nos diversos hospitais de Colatina.
Os presentes são simbólicos, mas os olhares são sempre de gratidão, garante Miguel Baroni, o “Papai Noel” e um dos fundadores do grupo. Eles chegam a visitar até 700 pessoas que, além de ganharem um presente, recebem uma turma animada que canta, toca e reza. Ao falar sobre esses encontros, Miguel não contém a emoção. “A gente olha no rosto da criança que está recebendo o presente e percebe que a felicidade dela está mesmo no abraço do Papai Noel”, diz Miguel, que é funcionário do Grupo Cordis.
Além de algumas escolas da zona rural e do projeto Mater Christi, os Amigos do Papai Noel já visitaram, neste ano, os hospitais Santa Casa de Misericórdia, São José, Silvio Avidos e Santa Maria.