As dioceses de todo o mundo iniciam, neste domingo (17/10), a sua participação no Sínodo 2023 convocado pelo Papa Francisco sob um novo formato. Pela primeira vez, o sínodo não se concentrará em Roma, mas contará com a participação direta de todo o Povo de Deus espalhado pelo mundo!
Para marcar a abertura diocesana do sínodo, nossas paróquias são convidadas a promover um momento específico dentro da celebração, seja uma oração, uma prece, uma palavra na homilia. Essa foi a orientação dada pelo administrador da Diocese de Colatina, padre Antonio Wilson Almança, com o intuito de manifestarmos a nossa comunhão com o Papa e a Igreja universal neste momento tão importante.
Na fase diocesana, que segue até março de 2022, haverá um processo de escuta muito significativo. Na Diocese de Colatina, serão consultadas todas as instâncias, começando pelas comunidades. O coordenador diocesano da Ação Evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, adiantou que uma metodologia própria já está em elaboração e deve chegar em breve até as paróquias e comunidades. “O Papa deseja um caminhar junto e que esse caminhar seja alegre, desarmado, levando a uma experiência de conversão”, enfatizou padre Marinaldo, informando também que a escuta aos fiéis será num formato prático e acessível de perguntas e respostas.
Por dentro do Sínodo
Quer saber mais sobre o Sínodo 2023? Então você já pode acessar o Documento Preparatório que contém algumas provocações importantes.
Oração pelo Sínodo
Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia:
vinde a nós, ficai conosco,
e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir
e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores:
não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós,
caminhando juntos para a vida eterna,
sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
Nós vo-lo pedimos
a Vós, que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho,
pelos séculos dos séculos.
Amém.