A Paróquia Imaculada Conceição, em Coqueiral, promoveu no último sábado (31/01) o 1º Encontro das Pastorais e Movimentos, reunindo cerca de 130 agentes pastorais que representam os diversos serviços e expressões da vida eclesial paroquial. O encontro foi marcado por momentos de comunhão, escuta e planejamento pastoral.
O principal objetivo da iniciativa foi o estudo do Projeto Diocesano de Pastoral, favorecendo uma reflexão conjunta para que as pastorais e movimentos conhecessem profundamente o documento e pudessem apontar caminhos concretos de ação. A reflexão foi conduzida a partir dos três grandes indicativos do projeto:
-
Missão: fortalecer a dimensão missionária da Igreja, indo ao encontro das pessoas e das realidades que mais necessitam da presença evangelizadora;
-
Formação: investir na formação integral dos agentes de pastoral, promovendo uma fé consciente, madura e comprometida;
-
Acolhida: cultivar comunidades mais fraternas, abertas e sensíveis às necessidades humanas e espirituais.
Para o seminarista Vinicius Rampineli, do 4º ano da etapa da Configuração, o encontro reforça a comunhão com a Igreja diocesana. “Conhecer o projeto diocesano e apontar pistas concretas para o desenvolvimento das práticas pastorais em nossa paróquia é sinal de comunhão com a diocese, que tem como objetivo construir, de forma conjunta, um projeto pastoral”, destacou.
Outro momento importante do encontro foi a indicação de dois representantes de cada pastoral e movimento para participarem da Assembleia da Área Pastoral BR 101 – Sul. A escolha é considerada fundamental para a reestruturação do Conselho de Área, fortalecendo a organização pastoral, a corresponsabilidade e a vivência da sinodalidade entre as paróquias que compõem a região.
A indicação dos representantes expressa o compromisso das lideranças em caminhar juntas, discernindo os rumos da missão evangelizadora em espírito de unidade.
O encontro também foi ocasião para a apresentação da Visita Pastoral do bispo, prevista para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março. A visita é aguardada como um momento de graça para a comunidade paroquial, fortalecendo a comunhão com a Igreja diocesana, a escuta das realidades locais e a renovação do ardor missionário.
O 1º Encontro das Pastorais e Movimentos evidenciou que, quando a Igreja se reúne para rezar, refletir e planejar de forma unida, o caminho se torna mais claro e fecundo. A vivência da sinodalidade — o caminhar juntos — segue como sinal concreto de uma Igreja viva, missionária e acolhedora.
Por: Vinicius Mantovani Rampineli
Seminarista – 4º ano da etapa da Configuração






