Brasília foi palco, entre os dias 22 e 25 de maio, do Encontro Nacional de Coordenações e Assembleia da Pastoral da Saúde. O evento reuniu cerca de 50 agentes de todas as Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o propósito de fortalecer a assistência espiritual e religiosa, aprimorar conhecimentos para uma atuação mais organizada e adaptar-se às novas realidades do setor.
A Diocese de Colatina esteve representada pelos assessores diocesanos da Pastoral da Saúde, padre Elismarques Medina da Silva e o diácono José Brás Galimberti, que acompanharam as discussões e contribuições voltadas para políticas públicas, parcerias estratégicas e ecologia integral.
Durante o encontro, Dom Roberto Francisco Ferreira Paz, bispo referencial da Pastoral da Saúde, destacou o papel essencial da pastoral tanto na Igreja quanto na sociedade. Ele enfatizou a necessidade de ampliar o acesso à saúde de forma equitativa, com atenção especial a grupos vulneráveis. “Temos que trabalhar com o foco na evangelização da saúde, especialmente para aqueles que, muitas vezes, ficam à margem, como migrantes, indígenas, ciganos e outras populações que devem ter acesso pleno à saúde, incluindo a saúde familiar”, ressaltou Dom Roberto.
O evento reforçou o compromisso da Pastoral da Saúde em construir uma rede de apoio sólida e sensibilizar agentes para os desafios atuais da assistência religiosa e humanitária.
Fonte: Comunicação Diocesana.