No último sábado, 9 de março, no auditório João Paulo II, localizado no prédio da Cúria Diocesana de Colatina, aconteceu o Encontro Diocesano de Formação “A Campanha da Fraternidade vai à escola”.
A Campanha da Fraternidade (CF) 2025 convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecta a fé cristã com a responsabilidade socioambiental. No contexto dos 10 anos de promulgação da Encíclica Laudato Si’, dos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco, do ano da COP-30 no Brasil e inspirada pelas realidades locais que tanto desafiam, a CF 2025 propõe ações que integram espiritualidade, justiça social e cuidado com o meio ambiente, oferecendo caminhos para uma conversão integral.
O encontro contou com a assessoria do Prof. Marcelo Ribeiro da Silva Filho, membro da equipe nacional de redatores dos materiais da Campanha da Fraternidade para a Educação Básica da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O professor, que também exerce a função de Secretário Diocesano de Pastoral, apresentou a temática de maneira dinâmica e bem contextualizada, conectando-a à realidade do ambiente educativo e propondo ações pedagógicas a serem implementadas nas escolas.
Dentre os participantes do evento estavam professores, diretores escolares, secretários municipais de educação, representantes de secretarias municipais de educação e agentes da Pastoral da Educação de diferentes municípios que compõem o território da Diocese de Colatina. Os presentes foram recepcionados com um café da manhã e participaram, em seguida, de uma dinâmica de integração e apresentação conduzida pelo coordenador diocesano da Pastoral da Educação, Prof. Anderson Mendes Batista dos Anjos.
Um dos momentos marcantes do encontro foi a homenagem especial às mulheres por ocasião do Dia Internacional da Mulher, destacando a grande importância das mulheres nos diversos contextos em que estão inseridas, especialmente no mundo da educação.
Por: Comunicação Diocesana.