No dia 9 de fevereiro, a Paróquia São João Batista, em Aracruz, iniciou o ano jubilar paroquial. A programação, que se estenderá até o dia 14 de dezembro, contará com uma rica programação, incluindo missas, formações e peregrinações das capelinhas de São João Batista.
A história da Paróquia São João Batista remonta a 1838, quando sua sede estava no atual distrito de Santa Cruz, sob o nome de Paróquia Nossa Senhora da Penha. Em janeiro de 1950, Dom Luiz Scortegagna, então arcebispo de Vitória, transferiu-se para sede paroquial em Sauassu, atual sede de Aracruz. Como no lugarejo havia uma pequena capela dedicada a São João Batista, o santo passou a ser o novo padroeiro da Paróquia.
Atualmente, sob a liderança do padre Antônio Luiz Pazolini Pandolfi, a Paróquia São João Batista teve outros quatro párocos ao longo de sua história: padre Arnoldo Avanza Castiglioni (06/08/1950 a 01/02/1955), Monsenhor Guilherme Schmitz (02/02/1955 a 02/01/1983), padre José Mendes Lucas (02/06/1983 a 02/07/2005) e padre José Valdecy Romão (03/07/2005 a 05/02/2017).
Segundo o atual pároco, padre Antônio Pandolfi, viver o jubileu é reavivar a fé e o ardor missionário de todos os fiéis. Para este momento especial, foram produzidas 75 capelinhas de São João, que visitarão as casas dos paroquianos. Para as visitas, foi montado um kit contendo vela, água benta, folders informativos e oracionais. Também foi organizado um círculo bíblico especial para ser meditado pelas comunidades, especialmente nos meses em que a Igreja não conta com material.
A Diocese de Colatina se alegra com a linda caminhada evangelizadora vivida pela Paróquia São João Batista nestes 75 anos e faz votos de que uma jornada continue repleta do amor de Deus.
A Programação completa pode ser conferida no endereço: www.paroquiasjbatista.com.br
ORAÇÃO DO ANO JUBILAR PAROQUIAL
Deus eterno e misericordioso, com gratidão e reverência, nós Vos louvamos e agradecemos pelos 75 anos de nossa Paróquia São João Batista! Celebramos, com alegria, esta rica história de fé e serviço, vivida sob a Vossa constante bênção. Rendemos graças por todos os fiéis que, unidos na Eucaristia, dedicaram-se à evangelização de gerações. Senhor, neste Jubileu, renovai em nós a fé, o amor e a caridade, para que, fortalecidos pelo Vosso Espírito, possamos seguir firmes na missão de anunciar o Vosso Reino. Rogamos que, inspirados pelo exemplo de nosso padroeiro, sejamos luz que ilumina o caminho da salvação. Sob a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e de São João Batista, abençoai nossas famílias, transformando-as em santuários de amor e vida. Enviai novos operários para a Vossa messe, para que continuemos a construir comunidades fiéis ao Evangelho de Cristo. Espírito Santo, iluminai nossas mentes e guiai nossos passos, para que sejamos sempre testemunhas vivas da Vossa Palavra. Amém.
Crédito: Jornal Folha do Litoral – Aracruz – 07 de fevereiro de 2025.
FOTOS DA MISSA DE ABERTURA