Colatina (ES) – No sábado (07/12) o IESIS, em Ibiraçu (ES), acolheu um momento especial para a Igreja na Diocese de Colatina: a formação da Campanha da Fraternidade 2025. Organizado pela Pastoral da Ecologia Integral, o encontro reuniu coordenadores comunitários, padres da Diocese, e também teve a participação de um pastor, em um ambiente de profunda espiritualidade e reflexão.
A formação trouxe à tona importantes temáticas apresentadas pela coordenação da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese, destacando questões socioambientais urgentes que afetam diretamente a realidade da Diocese de Colatina. Entre os pontos abordados, estavam a necessidade de preservação dos recursos hídricos, o manejo sustentável dos resíduos sólidos e a conscientização sobre práticas que promovam a justiça ambiental e social.
Seguindo a metodologia proposta pela Campanha da Fraternidade, o direcionamento é promover uma reflexão em três níveis: pessoal, comunitário e social. Esse processo convida cada pessoa a assumir uma postura de conversão integral, que se estenda às comunidades e, por fim, impacte a sociedade como um todo. A ideia é mobilizar as comunidades para ações concretas que reflitam o cuidado com a Casa Comum e a promoção da dignidade humana. Um exercício que os participantes deram início na prática ainda na própria formação.
Foram realizadas dinâmicas criativas e momentos de espiritualidade protagonizados pela Pastoral da Ecologia Integral, que trouxeram uma abordagem inovadora para a temática. Esses momentos não apenas enriqueceram o aprendizado, mas também motivaram os participantes a serem agentes de transformação em suas comunidades.
Para o professor Anderson, coordenador da Pastoral da Educação da Diocese, foi uma experiência muito especial. “A coordenação que preparou o encontro usou uma metodologia muito bacana, com muitas dinâmicas, muitos momentos de espiritualidade, estudo e reflexão para uma temática tão importante e que precisa ser absorvida, trabalhada e expandida por todos nós. Todos estão de parabéns!”
Que a CF 2025 inspire a todos a cuidar da Casa Comum com ações concretas e comprometidas, em uma verdadeira caminhada de conversão e solidariedade. “Deus viu que tudo era muito bom!”
Sabrina Cani – Pastoral da Ecologia Integral