Linhares (ES) – Na noite de 26 de novembro de 2024, às 19h, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Linhares, participaram da Missa de encerramento do Centro de Estudos da Diocese de Colatina (CEDIC)Área BR 101 Norte. Presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo diocesano, a celebração reuniu participantes dos cursos oferecidos pelo CEDIC, marcando um momento significativo para a formação e missão dos leigos e leigas na Igreja.
Durante a homilia, Dom Lauro destacou a importância da formação integral do laicato, pautada não apenas na dimensão espiritual, mas também no aprofundamento teológico e prático. Citando o Concílio Vaticano II e documentos da Igreja, ele afirmou:
“A vocação dos cristãos leigos e leigas para a missão pede uma formação múltipla e integral. Além da formação espiritual, exige-se sólida instrução da doutrina, seja teológica, ética ou filosófica, segundo a idade, condição e talento de cada qual. Não se negligencie a importância da cultura geral, junto com a formação prática e técnica”.
O bispo reforçou que os textos litúrgicos da celebração, de tom apocalíptico e escatológico, não devem ser motivo de medo, mas de confiança e esperança:
“Não são textos para nos apavorar, mas para incutir confiança. A atitude correta é aquela do livro do Apocalipse: Maranata, vem Senhor! Esperamos o Senhor porque queremos esse juízo que nos liberte”.
A Teologia como Caminho de Santidade
Dom Lauro também abordou a missão da teologia, destacando seu papel como serviço à fé e à Igreja. Ele enfatizou que o estudo teológico deve levar à santidade e não à vaidade:
“Estudar teologia é tarefa eclesial, a serviço da comunhão e da missão. A teologia deve ser caminho de santidade para o estudioso de teologia. Queremos ver Jesus, como diz o Evangelho de João. Esse é o desejo da teologia cristã”.
Relembrando o convite do Papa Francisco para uma Igreja em saída missionária, ele afirmou:
“Uma pastoral em chave missionária não está obcecada pela transmissão desarticulada de doutrina. Ela é serviço de caridade, na verdade. Somos chamados à colaboração na construção de um mundo justo e solidário, na perspectiva da ecologia integral e do cuidado com a casa comum”.
Reconhecimento à Formação Oferecida pelo CEDIC
Os cursos do CEDIC foram destacados como uma valiosa contribuição para a formação dos leigos, capacitando-os para atuar em diferentes áreas da missão eclesial e social. Dom Lauro ressaltou:
“Os cursos oferecidos pelo CEDIC devem ser pautados pelas orientações da Igreja, em comunhão com o processo sinodal e o jubileu de esperança de 2025. A fé autêntica deseja mudar o mundo e torná-lo melhor”.
Ao final da celebração, os participantes expressaram sua gratidão pelo aprendizado adquirido e pela inspiração para continuar o trabalho evangelizador em suas comunidades.
Frei Augusto Luiz Gabriel