Colatina (ES) – “Não somos chamados a pedir um favor a Deus, como quem busca um ‘quebra-galho’. Ele quer, de fato, se dar a nós, fazendo-nos participantes de Sua vida”, disse Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo diocesano de Colatina, ao presidir a celebração do Sacramento do Crisma na Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Colatina, neste sábado, 26 de outubro, às 17h. Em uma celebração que reuniu mais de uma centena de crismandos e suas famílias, o bispo destacou a profundidade do sacramento, que vai além de meros gestos rituais, convidando os jovens a um compromisso permanente com a fé.
Durante a homilia, Dom Lauro enfatizou que o Espírito Santo nos foi dado não apenas para atender nossas necessidades, mas para nos tornar participantes da vida divina. “Deus quer que nós participemos da sua vida. Ele não nos quer simplesmente dar alguns benefícios, Ele quer se dar a si mesmo a nós. Criados por amor, somos convidados a participar da vida de sua infinita caridade,” declarou. Segundo o bispo, a relação com Deus vai muito além de um vínculo utilitário, pois Deus “não é um ‘quebra-galho’ ou alguém que está aí simplesmente para atender alguns pedidos nossos”.
O bispo também destacou a missão de todos os batizados e crismados, afirmando que os sacramentos da iniciação cristã nos tornam membros vivos da Igreja, comunidade que é chamada a continuar o plano de Jesus na terra. “O Filho e o Espírito são os braços do Pai. Deus quer se dar a nós. Pelo batismo, nós entramos nesta comunidade de esperança, de caridade, comunidade dos discípulos missionários de Jesus Cristo”, disse, ressaltando que a crisma traz uma responsabilidade ainda maior, pois “pela crisma, nós somos especialmente enviados como testemunhas da esperança cristã no mundo”.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando o crismando Mateus Guidoni Valestraz, representando os 115 jovens, manifestou em nome de todo o grupo a graça de receber o sacramento pelas mãos do bispo. “Reverendíssimo Senhor Dom Lauro, venho com grande reverência perante esta assembleia e ao Senhor, nosso Cristo, solicitar a confirmação do sacramento do Crisma para mim e para todos os meus colegas que aqui estão. Nos últimos dois anos, vivenciamos juntos uma jornada repleta de desafios e alegrias. Embora alguns de nossos colegas não tenham conseguido concluir esta etapa, com o apoio incondicional da comunidade, das famílias, dos amigos, dos catequistas e dos nossos padres, estamos prontos para avançar em mais uma fase de nossa vida como cristãos,” disse Mateus, que também ressaltou o desejo dos crismandos de serem “testemunhas de Cristo tanto em palavras quanto em ações, disseminando o bem e a paz”.
A resposta de Dom Lauro foi acolhedora e motivadora. “Mateus, o seu nome significa ‘presente de Deus’. E ouvindo seu pedido, é com muita alegria que, em nome da Igreja e de Deus, eu vou conferir a vocês o sacramento da confirmação,” afirmou.
Dirigindo-se aos jovens, Dom Lauro expressou o desejo de que eles cultivem uma relação íntima com Jesus: “Quero dizer a vocês, jovens, cultivem a amizade com Jesus. Não são vocês simplesmente que querem receber o sacramento da Crisma ou querem comungar. É Jesus que quer vocês, é Jesus que ama vocês. Que vocês sejam membros vivos da Igreja e nos ajudem a melhorar esse mundo, porque vocês foram batizados, crismados e passaram por ele”.
Durante a cerimônia, os crismandos, seus padrinhos e madrinhas acenderam velas no círio pascal, simbolizando a luz de Cristo, com o bispo os exortando a serem luzes para o mundo. “Vocês têm velas nas mãos de vocês. Daqui a pouco, nós vamos acender essas velas neste círio pascal, porque o mesmo Cristo que diz no Evangelho de João ‘Eu sou a luz do mundo’ diz também no Evangelho de Mateus ‘Vós sois a luz do mundo’. Brilhe diante das pessoas a vossa luz, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus,” exortou o bispo.
Ainda na homilia, Dom Lauro explicou o significado do Espírito Santo como guia e força para os cristãos: “O Espírito do Senhor está sobre mim pelo que me ungiu, me consagrou. Nós somos batizados uma vez na vida, somos crismados uma vez na vida, e isso é para sempre. São sacramentos que imprimem um caráter eterno, um selo do Espírito Santo. Esses sacramentos são um abraço, um beijo de Deus em nós, definitivamente.”
Ele também refletiu sobre o chamado dos crismados a se tornarem templos do Espírito Santo, membros vivos do Corpo de Cristo e testemunhas de esperança em todas as esferas de suas vidas: “O Espírito derramado em nossos corações nos permite confessar que Jesus é o Senhor; esse mesmo Espírito nos permite chamar Deus de ‘Pai Amado’, de ‘Pai Nosso’.”
Após a homilia, os crismandos renovaram as promessas batismais, comprometendo-se a viver a fé com autenticidade e a testemunhar a presença de Deus em suas vidas. Como sinal desse compromisso, Dom Lauro deixou um pedido: “Queridos crismandos, vocês estão sendo chamados a uma experiência única, a deixar que Deus entre definitivamente na vida de vocês. Que a luz de Cristo, simbolizada nesta vela, brilhe nas suas ações e testemunhos. Sejam sal da terra, luz do mundo, fermento na massa, e cultivem uma vida de oração e contato com a Palavra de Deus”.
A celebração encerrou-se com palavras de agradecimento aos padrinhos, madrinhas, catequistas e familiares que acompanharam e apoiaram a preparação dos jovens. Em nome da paróquia, o Padre Paulo Barbosa agradeceu a Dom Lauro e destacou a importância da presença dos jovens nas comunidades.
“Parabéns, queridos crismandos, porque vocês aceitaram e abraçaram essa preparação com dedicação e compromisso. Agora, confirmados pelo Espírito, vão ao mundo e façam a diferença, com a marca do Evangelho de Jesus Cristo,” finalizou o bispo, deixando uma recomendação para que a vida de fé dos crismandos frutifique em suas comunidades e famílias.
Frei Augusto Luiz Gabriel