Colatina (ES) – “O Senhor é o nosso pastor e nada nos faltará. Ele nos conduz e nos unge com seu óleo. E hoje, através da Crisma, esses jovens estão sendo enviados em missão, tornando-se adultos na fé e testemunhadores da esperança cristã”. Com essas palavras, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo Diocesano de Colatina, deu início à sua homilia durante a celebração do Sacramento da Crisma na Paróquia Santa Clara de Assis, no dia 22 de setembro de 2024, às 16h, na Escola CAIC, bairro Bela Vista.
A celebração contou com a concelebração de Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, pároco da Paróquia Santa Clara, e Frei Augusto Luiz Gabriel, vigário paroquial. Os pais, padrinhos, madrinhas e catequistas estiveram presentes, apoiando e testemunhando esse momento importante na vida dos jovens crismandos. A Santa Missa teve início com a acolhida festiva, marcada por um canto invocando o Espírito Santo.

Créditos: Rosa Monica Bote
Logo após a proclamação do Evangelho, Frei Pedro apresentou os crismandos a Dom Lauro: “Caro Dom Lauro, aqui estão alguns dos nossos irmãos e irmãs que desejam receber o sacramento da confirmação”, disse o pároco. Dom Lauro então perguntou: “Frei Pedro, pode me dizer se eles estão preparados para receber este sacramento da confirmação do seu batismo?” Com firmeza, Frei Pedro garantiu: “Durante este período, a Paróquia Santa Clara confiou aos nossos catequistas a nobre missão de preparar estes que aí estão. Por isso, dizemos sem dúvidas: eles estão aptos para receber o sacramento da confirmação”.
Após a breve introdução de Frei Pedro, uma crismanda chamada Sofia Martins Netto, representando todos os crismandos, fez o pedido a Dom Lauro: “Durante esses dois anos de caminhada, aprendemos e conhecemos muito sobre Nosso Senhor. Sabemos que a Crisma não é o final, mas um novo começo, pois, como Jesus nos disse, ‘Ele é o caminho, a verdade e a vida’. Pedimos, Dom Lauro, que nos conceda este sacramento, para que possamos seguir firmemente nos planos de Deus, que são maiores e melhores que os nossos”.

Créditos: Rosa Monica Bote
Dom Lauro, tocado pelas palavras da jovem, dirigiu-se à assembleia, enfatizando a importância da caminhada cristã. Ele declarou com entusiasmo: “Com essa palavra tão simpática da Sofia e o testemunho de Frei Pedro, confirmo que vocês estão prontos! Em nome da Igreja, com muita alegria, eu vou conferir a vocês o sacramento da confirmação, completando assim a iniciação cristã de cada um de vocês”.
Durante sua homilia, Dom Lauro refletiu sobre as leituras do dia e a profundidade do Sacramento da Crisma: “Ouvimos hoje a leitura do profeta Ezequiel. Deus quer tirar o nosso coração de pedra e nos dar um coração de carne. Ele deseja nos encher com seu Espírito, não para que sejamos apenas obedientes por obrigação, mas para que amemos com um coração movido pelo Espírito Santo. Ele quer que sejamos pessoas que amem verdadeiramente, que vivam de acordo com a vontade d’Ele, não por medo ou imposição, mas por amor”.
Ele prosseguiu destacando o chamado ao discipulado, que é fortalecido pela Crisma: “Vocês estão aqui para se tornarem adultos na fé. Pela recepção deste sacramento, vocês não são apenas discípulos, mas missionários. Como o Evangelho nos ensinou, seremos bem-aventurados, seremos felizes, não com a felicidade fácil que o mundo oferece, mas com a felicidade verdadeira que vem de seguir Jesus. Como crismados, vocês estão sendo enviados ao mundo para ser luz, para testemunhar a esperança e o amor de Cristo”.
O bispo também fez questão de lembrar a importância da Palavra de Deus: “Estamos no mês de setembro, o mês da Bíblia. Que a Palavra de Deus, expressa nas Sagradas Escrituras, seja a luz que ilumina os passos de vocês. Não apenas hoje, mas ao longo de toda a vida. A Crisma é um convite para que vocês cresçam sempre mais no conhecimento de Deus e na vivência do Evangelho”, ensinou.

Créditos: Rosa Monica Bote
Após a homilia, os crismandos fizeram a renovação das promessas batismais e em seguida foram chamados um a um para receber a unção do óleo sagrado, momento em que Dom Lauro declarou: “Recebe o selo do Espírito Santo, o dom de Deus que te consagra.”
Por fim, Dom Lauro concluiu encorajando os crismandos a serem fiéis à missão que receberam: “Vocês foram chamados para serem sal da terra e luz do mundo. Deixem-se conduzir pelo Espírito Santo, que hoje vocês recebem, e sejam testemunhas do amor de Deus em suas vidas. Não importa o tamanho dos desafios que virão; o que realmente conta é a qualidade da fé que vocês viverão a partir de agora”.
A celebração foi encerrada com aplausos calorosos dos presentes, que comemoraram com alegria o novo passo na caminhada cristã dos 56 jovens. Janaina Zanetti, uma das catequistas que acompanharam os crismandos ao longo do processo, expressou sua emoção ao final da missa: “Ver esses jovens recebendo a Crisma é a confirmação de um trabalho árduo, mas muito gratificante. Sabemos que eles estão prontos para seguir firmemente no caminho da fé”, testemunhou.
Dom Lauro, Frei Pedro e Frei Augusto, junto com toda a comunidade, celebraram não apenas o sacramento da Crisma, mas também a renovação do compromisso de viver e testemunhar o Evangelho com coragem e esperança.
Frei Augusto Luiz Gabriel e PASCOM da Paróquia Santa Clara de Assis