Inspirados pelo convite de Jesus a seus apóstolos: “Vinde à parte, para algum lugar deserto e descansai um pouco” (Mc 6,30-31), o clero da Diocese de Guanhães (MG) reuniu-se para um retiro espiritual, promovido pela Pastoral Presbiteral. O encontro que aconteceu de 26 a 29 de agosto, foi conduzido por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo de Colatina (ES), na Casa de Retiros na Serra da Piedade, em Caeté (MG).
Durante o retiro, um momento marcante foi o juramento de fé dos seminaristas Alisson e Gabriel, que se preparam para a Ordenação Diaconal que acontecerá no próximo dia 1º de setembro, às 16h, na Catedral São Miguel, em Guanhães. O juramento de fé representa um compromisso profundo dos futuros diáconos com a Igreja e com a missão que se aproxima.
O mês de agosto, tradicionalmente dedicado às vocações, proporciona ao clero momentos intensos de oração, reflexão e renovação espiritual. É um período propício para o fortalecimento do relacionamento com Deus, além de servir como uma pausa para a convivência e partilha entre os sacerdotes, que deixam temporariamente suas atividades administrativas e pastorais para se dedicarem à oração e ao descanso.
Este retiro refletiu a importância de cultivar a vida interior e a comunhão fraterna entre os membros do clero bem como aspectos essenciais para a continuidade de sua missão pastoral.
Com informações de Pe. Bruno Costa Ribeiro e Diocese de Guanhães (MG)