Ibiraçu (ES) – No dia 18 de agosto, a Diocese de Colatina, no Espírito Santo, realizou a 1ª Romaria dos Coroinhas e Cerimoniários ao Santuário Nossa Senhora da Saúde, em Ibiraçu (ES). A Celebração Eucarística, ponto alto da romaria, foi presidida pelo bispo emérito da diocese, Dom Décio Sossai Zandonade, às 10h da manhã. A data coincidiu com a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, o que conferiu à celebração um caráter ainda mais solene e especial.
A Romaria começou no centro de Ibiraçu, em frente ao Instituto Espírito Santo de Inovação Social (IESIS). Após receberem a bênção solene de Dom Décio, os coroinhas partiram em procissão rumo ao Santuário, percorrendo um trajeto de aproximadamente um quilômetro. Durante o percurso, a imagem de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, foi conduzida à frente.
Já no Santuário, o seminarista Ryan Ventura acolheu com carinho os coroinhas, cerimoniários, seus familiares e devotos de Nossa Senhora da Saúde presentes no local. Ele destacou a importância do papel dos coroinhas na Igreja, associando o serviço deles ao exemplo de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, cuja memória foi celebrada dias antes, em 15 de agosto.
Em sua saudação inicial, Dom Décio destacou: “Acolhemos com muito carinho todos os coroinhas de Nossa Diocese de Colatina, que aqui neste santuário se fazem presentes. No último dia 15 de agosto, celebrávamos a memória de São Tarcísio, Marte, que é padroeiro dos coroinhas, pois doou-se por inteiro, para que a fé que recebeu da igreja não fosse negada”.
Durante a homilia, Dom Décio refletiu sobre a Festa da Assunção de Nossa Senhora, destacando a importância de Maria na vida dos fiéis e, especialmente, na caminhada dos coroinhas. Ele enfatizou o destino celestial de Nossa Senhora, incentivando os presentes a manterem sempre em mente que, assim como Maria, todos somos chamados ao céu.
“Festa da Assunção, porque Nossa Senhora entrou no céu, ela, como diz na liturgia da Igreja, ela passou de corpo e alma para o céu. Então, nós também temos que saber que fomos feitos para o céu. Nós passamos aqui na terra, ninguém fica aqui por semente, não. Nós temos passagem aqui na terra, mas a nossa pátria definitiva é o céu”.
Ele continuou a exortar os coroinhas ea manterem Jesus Cristo como o centro de suas vidas, seguindo o exemplo de Maria: “Temos que trabalhar aqui na terra, mas com sempre pensando, o nosso lugar é o céu. E lá onde está Nossa Senhora de corpo e alma. Está Jesus Cristo ressuscitado. Então, para cada coroinha, para cada homem e mulher que aqui estão, o nosso centro deve ser sempre Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ele tem que ser amado, conhecido. É, Nosso Senhor e Salvador é Jesus Cristo”.
O PAPEL DE MARIA E A VOCAÇÃO DOS COROINHAS
Dom Décio ressaltou a importância de Maria como modelo de fé e intercessora, especialmente para os coroinhas que, ao servir ao altar, estão mais próximos de Jesus Cristo.
“Para chegar a Ele, nós temos que contar sempre com sua Mãe Maria e nossa Mãe. Ela se fez humilde e gerou Jesus para a nossa terra. Queridas, queridos coroinhas, amem a igreja. Parabéns para os seus pais, que estimularam vocês a se tornarem coroinhas. Amem a Jesus presente na Eucaristia”, frisou.
O bispo emérito finalizou a homilia com um apelo à santidade e à devoção: “Santidade não é esquisitice, não. Santidade é viver inteiramente do jeito de Jesus e de Maria. E isso exige de nós o esforço cotidiano, muita fé, muita esperança e muita caridade”, ensinou.
Após a homilia, a celebração continuou com a oferta de flores a Nossa Senhora da Saúde, um gesto que simbolizou a consagração dos coroinhas e cerimoniários à Maria. Dom Décio também fez questão de agradecer a todos os envolvidos na organização do evento, destacando o papel das equipes de liturgia, seminaristas e demais voluntários que contribuíram para o sucesso da romaria.
“Quero agradecer aos seminaristas que se desdobraram nesses últimos meses, preparando tão bem este encontro, que foi o primeiro. Aos coordenadores de coroinhas também, obrigado por nos ajudar”, disse.
Antes da bênção final, Dom Décio abençoou a todos os presentes, desejando que a proteção de Maria os acompanhasse em suas vidas e vocações. Ele lembrou ainda a importância da devoção a Nossa Senhora da Saúde, padroeira da Diocese de Colatina, e convidou todos a contribuírem com a campanha de apoio ao Santuário.
Com a bênção final e um clima de alegria, os coroinhas, cerimoniários e fiéis presentes se dirigiram para um momento de confraternização, encerrando assim um dia memorável de fé e devoção à Nossa Senhora da Saúde.
Frei Augusto Luiz Gabriel
Pe. Marinaldo Serafim e transmissão do YouTube da Diocese de Colatina (imagens)