No último sábado (27/07), realizou-se a Assembleia de Constituição do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Espírito Santo (CONIC-ES). O encontro ocorreu na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) de Colatina (ES) e contou com a presença de 25 lideres religiosos, entre eles, católicos, luteranos e evangélicos e suas representações. No encontro, um novo Estatuto foi aprovado, baseado no modelo do CONIC Nacional e adaptado às especificidades do contexto regional.
A Assembleia teve o objetivo de fortalecer o testemunho ecumênico das Igrejas, fomentar o diálogo interreligioso, promover a interlocução com organizações da sociedade civil e governo para incidência pública em favor de políticas que promovam a justiça, a paz e a integridade da criação.
O encontrou teve início com a apresentação histórica das atividades e ações dos últimos 30 anos de ecumenismo no Estado. Em seguida, aprovou-se o Estatuto de Constituição do CONIC-ES e a constituição da Diretoria e do Conselho Fiscal. Assim sendo, a diretoria do CONIC Regional ES tem em sua composição representantes da Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), e Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU).
A aprovação do novo Estatuto e a eleição da nova Diretoria marcam um passo significativo para o CONIC-ES, fortalecendo a estrutura organizacional e promovendo um alinhamento mais estreito com os princípios e diretrizes do CONIC Nacional, enquanto atende às necessidades e particularidades locais.
Com a nova Diretoria e o Estatuto revisado, o CONIC-ES está preparado para continuar sua missão de promover o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.
CONHEÇA A PRESIDÊNCIA DO CONIC-ES
A nova Diretoria, eleita durante a Assembleia, ficou assim composta:
SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE CRISTÃ 2024
Após a proclamação da Palavra de Deus do livro de Efésios (4,1-6), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Colatina, conduziu o momento da partilha da palavra. “A unidade cristã, é antes de tudo dom do Espírito Santo. Nós não somos capazes de pelo nosso esforço simplesmente de promover, de criar a unidade. Ela é dom de Deus, do Espírito Santo”, disse Dom Lauro. “Nós que estamos aqui estamos dando a Deus uma alegria. Ele está olhando para nós como seus filhos amados reunidos em oração, como irmãos e irmãs. Ele nos alegra, nos consola, mas nós também podemos dar alegria a Deus”, destacou.
No dia 15 de maio, a segunda celebração da SOUC realizou-se na Igreja Presbiteriana Unida (IPU). Já na sexta-feira, 17 de maio, a Celebração de Encerramento da Semana de Oração pela Unidade Cristã realizou-se na Paróquia Santa Clara de Assis, na Comunidade São Vicente de Paulo.
“A cada dia nós recebemos um símbolo que marcou nosso encontro de unidade, comunhão e sinodalidade. Na primeira celebração o curativo nos lembrou da necessidade de sermos curados para também curar nossos irmãos e irmãs. Na segunda celebração recebemos a fita vermelha e a fixamos junto da cruz do Senhor Jesus Cristo, fazendo memória de nossa perfeita união com o Deus, através do seu Filho Jesus Cristo. Na terceira celebração recebemos uma vela que acendida no Círio Pascal quer brilhar e habitar também dentro de cada cristão, irmão e irmã. Essa chama deverá continuar acesa em nossos corações para que possamos ser mensageiros da Boa Nova, da Boa Notícia de Cristo, como membros de um mesmo corpo”, motivou Frei Augusto.
Após os três dias de celebrações, realizou-se um bonito gesto de unidade, tomando o alimento juntos como irmãos.
Neste ano o tema da SOUC foi inspirado no Evangelho de Lucas (10, 27): “Amarás a Deus e a pessoa próxima como a ti mesmo.” Os materiais foram preparados por uma equipe ecumênica de Burkina Faso, um país do continente africano. No Brasil, ele foi adaptado pela Comunidade Taizé de Alagoinhas/BA.
Frei Augusto Luiz Gabriel, com informações de Conic Nacional e Sínodo Espírito Santo a Belém