A Pastoral da Criança da Diocese de Colatina promoveu, no sábado (13/4), um encontro sobre autismo e espiritualidade, tendo como local a Paróquia Santa Clara de Assis, no bairro São Vicente. O evento contou com as orientações das psicopedagogas Jaqueline Ronconi e Marla Kenia Andrade, que abordaram as questões relacionadas ao transtorno do espectro autista. Por sua vez, a Irmã Jaqueline Bueno de Oliveira, Religiosa Passionista, falou sobre a Espiritualidade e a Mística Cristã da Pastoral da Criança.
PARTICIPAÇÕES
Foram registradas as presenças da Coordenadora Estadual, Fátima Roldi, da Coordenadora Diocesana, Irmã Iraci Virgínia Gomes e da Irmã Vanderleia da Silva, do Mater Christi. Também participaram do encontro os líderes das paróquias Imaculado Coração de Maria, Divino Espírito Santo, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Penha e Santa Clara de Assis, cuja Coordenadora Paroquial, Valéria Gonçalves Colona, deu grande apoio, carinho e suporte para a realização do evento.
AUTISMO
Estima-se que há no Brasil cerca de 6 milhões de pessoas autistas, embora não exista nenhuma pesquisa divulgada oficialmente. O número foi mencionado pelo jornalista Francisco Paiva Jr., Editor-chefe da Revista Autismo. Ele tomou como base, principalmente, o relatório oficial do governo norte-americano (CDC) – em português, Centro de Controle de Prevenção e Doenças). Nos Estados Unidos, há um autista para cada grupo de 36 pessoas. Por isso, o jornalista acredita que essa é uma questão séria e que deveria receber mais atenção das autoridades brasileiras.
ORIENTAÇÃO E ESPIRITUALIDADE
O encontro realizado recentemente em Colatina demonstra essa preocupação, de compartilhar conhecimentos, fé, compreensão e orientação para todos que convivem com os portadores do autismo.
Texto: Eduardo Monteiro


