Tenho a alegria de apresentar o resultado do processo da 10ª Assembleia Pastoral Diocesana, que teve por tema “Igrejamissionária, acolhedora e que se coloca a serviço”, com o lema “Chamou os que ele quis, para ficar com ele e serem enviados para anunciar” (Mc 3,13-15). Após longo percurso, chegamos à nossa 10ª Assembleia Pastoral Diocesana,realizada de 15 a 17 de dezembro de 2023, em Ibiraçu (ES), num verdadeiro processo sinodal que apontou três eixos prioritários para o trabalho evangelizador na Diocese de Colatina: missão, formação e acolhida.
Missão – compreendida não simplesmente como ações ou atividades missionárias pontuais, mas como dizendo respeitoà própria natureza da Igreja. A Igreja é comunidade missionária: batizados em nome da Santíssima Trindade e enviados emmissão (Mt 28,18-20; Mc 16,15-16; Lc 24,45-49; Jo 20,20-22). Igreja em saída missionária em direção às periferias geográficas,sociais, culturais e existenciais (Francisco, Evangelii Gaudium, 19-49).
Formação – compreendida de maneira integral, não meramente doutrinal. Fundada na revelação cristã expressa nasSagradas Escrituras, transmitida na tradição dinâmica da Igreja, da qual fazem parte as Escrituras Sagradas, autenticamente interpretadas pelo Magistério da Igreja; formação aberta aos sinais dos tempos na docilidade ao Espírito Santo e aserviço da evangelização de toda a humanidade em vista do Reino de Deus. No horizonte do Concílio Vaticano II, dacaminhada da Igreja na América Latina e particularmente no Brasil, através, especialmente, das Diretrizes Gerais daAção Evangelizadora da Igreja no Brasil, do Pacto Educativo Global, da Economia de Francisco e Clara e da Ecologia Integral,conforme as orientações do Papa Francisco.
Acolhida – que deve ser compreendida na perspectiva do Evangelho da Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo, dacompaixão inclusiva e solidária, atenta aos pobres e aos pecadores, promotora da fraternidade universal e daamizade social, não se reduzindo às boas vindas e à recepção confortável nas estruturas eclesiásticas. Acolhida que étestemunho profético do Reino de Deus presente na história e que será pleno junto ao Pai na eternidade (Mt 5,1-12;Mt 25,31-46, Lc 10,25-37; Lc 15; Jo 8,1-11; Jo 10,10).
Agradecendo e louvando a Deus pelos resultados alcançados, entregamos às nossas comunidades o DocumentoConclusivo da 10ª Assembleia Pastoral Diocesana na esperança de que produza muitos frutos na missão evangelizadora daDiocese de Colatina, sob a proteção materna de Nossa Senhora da Saúde!
Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa
Clique aqui e conheça o projeto.
