Na manhã desta terça-feira (2/4), o clero da Diocese de Colatina, juntamente com padres da Diocese de São Mateus e da Arquidiocese de Vitória se reuniram na Casa de Formação Nossa Senhora Mãe dos Pobres (Propedêutico), em Colatina, para celebrar os 90 anos de vida de Monsenhor Rubens Duque.

O bispo de Colatina, dom Lauro Sérgio presidiu a Santa Missa em Ação de Graças, concelebrada pelo Monsenhor Duque e os demais padres. O bispo emérito dom Décio, religiosas, amigos e colaboradores também participaram do momento festivo.

Monsenhor Duque participou de todo o processo de criação da Diocese de Colatina. Ele é uma testemunha ocular muito importante e querida da nossa história! Esteve ao lado do primeiro bispo de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, na tomada de decisões e, em 1990, viu nascer esta diocese.
Monsenhor Duque é natural de Itaguaçu. Aos 15 anos, foi morar com o padre Alonso Leite, em Baixo Guandu, para estudar. E foi ao lado do padre Alonso que despertou sua vocação para a vida religiosa.
Aos 31 anos, foi ordenado padre na Catedral de Vitória. Logo quando chegou à Diocese de Colatina, foi nomeado pároco da Catedral. Durante longo tempo também foi vigário geral e pároco em várias paróquias. Por quase 20 anos, monsenhor Duque atuou no seminário, ajudando a formar mais de cem padres das quatro dioceses do Espírito Santo.
Parabéns, monsenhor Duque! Felicidades! Saúde!
E obrigado por ser a história viva de nossa Diocese!
Texto: Vinícius Gardiman






