Aconteceu na manhã desta Quinta-Feira Santa (28/3), na Catedral de Colatina, a Missa do Crisma, presidida pelo bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa e, concelebrada pelos padres da Diocese de Colatina, além da presença dos Seminaristas e dos leigos de todas as paróquias.
BÊNÇÃO DOS ÓLEOS
Durante a missa, dom Lauro Sérgio abençoou os Óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma, que serão utilizados pela Igreja ao longo de todo ano nas Paróquias da Diocese.
O Óleo dos Catecúmenos é usado no Sacramento do Batismo; o Óleo dos Enfermos é utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos; já o Óleo do Crisma é usado no Sacramento da Confirmação e para unção das mãos, na Ordenação Sacerdotal e da cabeça, nas ordenações episcopais.
“Fazei que este óleo do Crisma seja sacramento de perfeita salvação e vida para os que vão ser renovados nas águas do Batismo” (Trecho da oração de bênção do óleo do Crisma, Missal Romano)




RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS
Na celebração, o clero diocesano se faz presente, para a renovação das suas promessas sacerdotais e de obediência ao bispo. “Acabamos de viver neste período quaresmal um retiro, que foi proposto como tema a nossa vocação à santidade, ungidos e enviados. Uma condição para a fecundidade da nossa missão, é o vínculo entre a Vocação, a Missão e a Oração.” Disse dom Lauro Sérgio em sua homilia.
Além dos padres diocesanos, também estiveram presentes religiosos e religiosas de diversas congregações que atuam na Diocese.
Texto: Vinícius Gardiman


