Encerrando março de 2024, a Pastoral da Criança do Leste 3 teve um mês bastante ativo. A representante do apoio nacional que acompanha o estado do Espírito Santo, Viviane Medeiro, visitou as quatro Dioceses capixabas, acompanhada da coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Fátima Roldi.
Conforme relatou a Irmã Iraci Virginia Gomes, Coordenadora Diocesana da Pastoral da Criança, as conversas giraram em torno de três eixos principais: visita domiciliar às famílias acompanhadas, celebração da vida e a reunião de reflexão e avaliação.
Entre os dias 9 e 11 de março, houve a visita às áreas Ita, Colatina, BR 101 Norte e BR 101 Sul, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Comunidade Nossa Senhora da Penha, em Itarana, encontro com as líderes e apoios. Posteriormente, em Colatina, foi visitada a Paróquia Divino Espirito Santo, além de um bate-papo com Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo Diocesano.
Também houve encontros na área BR 101 Norte com os líderes e apoios da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Comunidade São Pedro, visitas às famílias na área de Colatina, Paróquia Imaculado Coração de Maria, na comunidade São José de Anchieta. Irmã Iraci informou que foi realizada uma breve reunião com alguns membros da equipe de coordenação diocesana e encontro com os líderes e apoios na área BR 101 Sul, na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus. Todo o trabalho da Pastoral da Criança sempre foi fundamentado na mística cristã que une fé e vida.
DESAFIOS
Irmã Iraci observa que a maior dificuldade é encontrar líderes e demais pessoas engajadas no sentido de participar e colaborar no processo de acompanhamento das crianças e gestantes. Além disso, foi articulada a proposta de buscar a reaproximação com os líderes que se afastaram, e a criação de mais Pastorais da Criança, onde as mesmas não existem, em várias paróquias.
Texto: Eduardo Monteiro




