Na última quarta-feira (21/2), o bispo de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, iniciou a Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Rio Bananal.
A visita pastoral iniciou com uma oração na Capela da comunidade Orionita, congregação que está à frente da paróquia. Em seguida, dom Lauro Sérgio visitou a secretaria paroquial, onde examinou os livros de Batismo, Matrimonio e o livro Tombo.

Colaboradores da Paróquia
VISITA AO INSTITUTO FILHAS DE MARIA IMACULADA

Dom Lauro Sérgio também visitou o Centro Social Madre Brígida Postorino, que realiza o atendimento de cerca de 100 crianças carentes no município, oferecendo serviços especializados de proteção social básica, promovendo a convivência e o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, contribuindo para o desenvolvimento humano e transformação de realidades adversas. O Centro Social atende crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, sempre no contraturno escolar.




VISITA ÀS COMUNIDADES
Durante a tarde, o bispo visitou diversas comunidades da paróquia, conhecendo suas realidades e reunindo com os conselhos comunitários. À noite, presidiu a Santa Missa encerrando o primeiro dia de atividades.
PROGRAMAÇÃO DA VISITA PASTORAL
Dom Lauro Sérgio segue na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima até o próximo dia 25 de fevereiro e irá percorrer as comunidades da paroquia e se reunindo com os seus conselhos, além de visitar os enfermos e atender confissões. No dia 25, será celebrada a Santa Missa às 10h, no Centro Pastoral marcando o encerramento da Visita Pastoral.
O QUE É VISITA PASTORAL?
A visita pastoral é um exercício da função episcopal prevista pelo Código de Direito Canônico. É uma prática na Igreja desde quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé. A visita tem o objetivo de levar o bispo a um contato mais próximo com os padres e o povo, levando-o a conhecer melhor a realidade pastoral e social de cada paróquia. Nessa ocasião, o bispo conversa com fiéis, lideranças, visita comunidades e instituições, como escolas, hospitais e asilos. Também celebra missas e atende confissões.







