O Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) reuniu-se, no último dia 24 de novembro, com representantes da Pastoral Carcerária da Diocese de Colatina para apresentar o método de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). Na ocasião, eles debateram sobre as condições de vida dos encarcerados, propostas de recuperação e também de um ambiente mais humanizado.
A iniciativa vai ao encontro da proposta presente na cartilha “Difusão do Método APAC: o papel do Ministério Público brasileiro na implementação das APACs”, do Conselho Nacional do Ministério Público.
OBJETIVO
O objetivo da APAC é promover a humanização do sistema prisional, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas ao condenado para sua reintegração social.
PARTICIPANTES
Participaram da reunião o coordenador do GETEP, procurador de justiça Cézar Augusto Ramaldes; o vice-presidente da APAC de Vila Velha, Cristian Tatagiba; o bispo de Colatina, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa; e demais representantes da Diocese de Colatina.
Informações e foto: Ministério Público do Espírito Santo
