Durante as próximas férias, cinco seminaristas de nossa diocese viverão experiências missionárias, juntamente com o reitor, padre Edgar Rigoni.
Os seminaristas Fernando Pereira Neres e Vinicius Mantovani Rampineli participarão da 2ª Ação Missionária com Seminaristas da Diocese de Araçuaí (MG), de 12 a 22 de janeiro. Já padre Edgar e os seminaristas Geisilan Barbosa do Santos, Cassiano Mendes de Oliveira e Carlos Daniel de Souza Martins irão para a Diocese de Marabá (PA), onde ficarão de 9 de janeiro a 3 de fevereiro.
Essa será a segunda missão dos nossos seminaristas a Marabá. Como Marabá e Colatina são dioceses irmãs, a ideia é buscar
estreitar os laços e renovar o ardor missionário entre elas.

Vinicius e Fernando farão missões na Diocese de Araçuaí (MG)

Geisilan, padre Edgar, Cassiano e Carlos Daniel vão para a Diocese de Marabá (PA)
ENVIO
O envio dos missionários aconteceu na última terça-feira (5/12), durante a missa de encerramento do semestre, que foi celebrada no seminário diocesano, que fica na Serra, com a participação da comunidade do bairro.
Acompanhemos com nossas orações a missão de nossos seminaristas e dos missionários do mundo inteiro, como fez Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões.
O Doc. 110 da CNBB, que orienta a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, vê como rica e fecunda a experiência de estágios pastorais em regiões missionárias, tendo vista que “a missão faz parte da identidade da Igreja e, por isso, é o eixo integrador da vida do presbítero”.
(Documento 110 da CNBB, Diretrizes para a formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil, 381; 316)
A intenção, de acordo com a Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, é que “os Seminários possam formar discípulos missionários ‘enamorados’ do Mestre, pastores ‘com o cheiro das ovelhas’ que vivam no meio delas para servi-las e conduzi-las à misericórdia de Deus”.
(O Dom da Vocação Presbiteral, Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, 3)
“Protegei, Senhor, os vossos missionários, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos que tudo deixaram para dar testemunho da vossa palavra e do vosso amor. Nos momentos difíceis, protegei-os e consolai os seus corações coroando o seu trabalho com abundantes frutos espirituais. Que Jesus Cristo, que sempre os acompanha, seja para eles modelo de heroísmo, de generosidade, de amor e de paz. Amém”.
(O Livro das minhas Orações, Padre Mário Santos (org), Editora Paulus, Edição 10)
