No último sábado (29/7), o primeiro bispo de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi sepultado na Arquidiocese de Mariana (MG), a última diocese que ele conduziu e onde se tornou emérito.
A cerimônia de encerramento do velório foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana, dom Airton José dos Santos, e contou com a presença marcante de bispos e centenas de fiéis. A Diocese de Colatina esteve representada por seu bispo diocesano, dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, e pelos padres Luismar Passarelli e Marinaldo Serafim.

ANEL E CRUZ
Com profunda emoção, as insígnias episcopais, o anel e a cruz, foram solenemente retirados, simbolizando a expectativa de sua ressurreição e o legado deixado em sua trajetória como pastor da comunidade. Todos seguiram em cortejo do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo em direção à Praça Cláudio Manoel, onde foi celebrada a última missa exequial.
SEPULTAMENTO
O sepultamento foi realizado na cripta da Catedral Basílica de Mariana. O corpo de dom Geraldo repousa agora entre outros dois ilustres arcebispos de Mariana: dom Oscar de Oliveira e dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.
O legado de dom Geraldo Lyrio Rocha permanecerá vivo na memória e no coração daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo e compartilhar sua jornada. Sua partida deixa um vazio significativo, mas sua mensagem de amor, esperança e dedicação ao próximo continuará a guiar as comunidades por onde ele passou.




Com informações e fotos da Arquidiocese de Mariana (MG)
