No último sábado (1/4), a Coordenação Diocesana de Catequese promoveu, em Ibiraçu, o primeiro encontro ampliado do ano com as coordenações paroquiais de catequese. Cerca de 100 catequistas participaram.
O tema proposto foi a Exortação Apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium. Segundo Nathan Gallão, membro da Coordenação Diocesana de Catequese, neste ano, a Evangelii Gaudium completa 10 anos e os desafios que ela aborda ainda são latentes nos ambientes em que os catequistas estão inseridos. “Principalmente após a pandemia, observamos, em nossas estruturas pastorais, um desejo de se retornar ao que é seguro, ao que dá menos trabalho, ao que é mais barato para se realizar e tudo isso remete a uma catequese puramente doutrinal e sacramentalista”, afirmou.
Para Nathan, esses são modelos vencidos e que não surtem mais efeito na catequese de nossas comunidades. “Por isso propusemos revisitar a Evangelii Gaudium, para aquecer novamente o coração de nossos coordenadores paroquiais e despertar para a continuidade no caminho de uma catequese inspirada na vivência das primeiras comunidades cristãs”, completou.
ASSESSORIA
O encontro foi assessorado pelo coordenador diocesano da ação evangelizadora, padre Marinaldo Serafim, e pelas irmã Ivani e Thalia, da Congregação das Irmãs da Caridade de Ottawa.
NOVOS MEMBROS
Ao final do encontro, foram apresentados os dois novos membros da Coordenação Diocesana de Catequese: Mauriceia Soares Guzzo, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Colatina) e a irmã Thalia.
FORMAR E FORTALECER AS COORDENAÇÕES PAROQUIAIS
Ao longo do ano, a coordenação diocesana propõe dois encontros ampliados sempre com o objetivo de fortalecer as coordenações paroquiais de catequese, a fim de que elas sejam verdadeiros alicerces para a catequese de nossas paróquias e se tornem também formadores de seus catequistas.
Sobre esses encontros, Nathan salienta que é importante a participação de catequistas responsáveis que tenham perfil para integrar futuramente a coordenação de catequese de sua paróquia ou que possam reforçar o time de coordenadores.
Nathan informa ainda como e a escolha do tema de cada encontro: “A escolha dos temas a serem trabalhados passa pelas dimensões do “ser, saber e saber fazer” do catequista, conforme orienta o Diretório Nacional de Catequese e as sugestões que os catequistas apresentam nas avaliações ao fim dos encontros.






