De 10 a 15 de novembro, em Manaus (AM), acontece o 5º Congresso Missionário Nacional, uma iniciativa das Pontifícias Obras Missionárias, juntamente com o Conselho Missionário Nacional e a CNBB. Com o tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, o evento deve reunir cerca de 1,2 mil pessoas de todo o Brasil.
O Regional Leste 3 da CNBB, que reúne as quatro dioceses do Espírito Santo, enviará um grupo de leigos, religiosos, padres e bispos. A Diocese de Colatina, em particular, será representada e pelo padre Irineu Claudino Sales e pela irmã Maria Argenis Yustre Palomares, da Congregação das Irmãs Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que atua em Pancas.
“Esse congresso tem como objetivo impulsionar esse desejo de que o Evangelho seja proclamado em todos os cantos do mundo. Será uma provocação a pensarmos como podemos fazer um pouco mais, ir além daquilo que já realizamos em nossas dioceses”, afirma padre Irineu. Para ele, o evento certamente impulsionará a pensar formas de estreitar os laços de fraternidade e envio de missionários além fronteiras.
“O Congresso acontecerá no Estado do Amazonas o que nos levará a refletir sobre o cuidado com a Casa Comum neste contexto de lançamento do documento do Papa Francisco intitulado ‘Laudate Deum’ sobre a crise climática. E justamente enfrentando os efeitos da crise climática, está Manaus que é a cidade que acolherá o congresso e que está passando por um período drástico de seca e de queimadas que tem encoberto a região de fumaça. A própria realidade de Manaus já se configura como um ‘sinal dos tempos’ que deve interpelar nosso coração missionário. As expectativas são as melhores, aproveito e peço a oração de todos e todas pelo 5º Congresso Missionário Nacional.” [Padre Irineu]
EXPECTATIVAS
Uma das expectativas da irmã Argenis para este 5° Congresso Missionário Nacional é poder participar e compartilhar as experiências de ser missionária. “Acredito que a participação num encontro com tantos irmãos e irmãs é um momento para alimentar a identidade cristã e nos colocar em sintonia com o tema proposto”, destacou.
“Desejo ativar uma escuta mais ativa para uma Igreja em saída, como está sendo o apelo do Papa Francisco, e retornar com o coração aquecido para continuar a missão a serviço do Reino. Estamos indo em nome da Diocese de Colatina e com ela a vida de nossa Igreja em saída!” [Irmã Argenis Yustre Palomares]
REPASSE
No dia 30 de novembro, às 19h30, acontecerá, em Ibiraçu, um evento para repassar os principais assuntos abordados no congresso. O momento poderá ser acompanhado via plataforma digital. Mais informações em breve.