Hoje, dia 15 de julho de 2020, a Diocese de Colatina comemora 30 anos de sua instalação, um momento memorável e de graça do Senhor. Esta data merece a devida comemoração!
Para marcar este momento especial, a equipe diocesana de comunicação produziu um documentário comemorativo, no qual, diversos entrevistados – como os três bispos diocesanos, padres, diáconos, seminaristas e leigos – relembram momentos marcantes da história.
O material está disponível no canal do youtube da Diocese de Colatina. Assista agora!
Acesse o link: DOCUMENTÁRIO – DIOCESE DE COLATINA, 30 ANOS DE MISSÃO
30 ANOS DE HISTÓRIA
Aos 23 de abril de 1990 nascia a Diocese de Colatina, criada pelo então Papa João Paulo II e, posteriormente, no dia 15 de julho do mesmo ano era instalada e recebia o seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, hoje arcebispo emérito da Arquidiocese de Mariana.
A mais nova das quatro dioceses da Província Eclesiástica do Espírito Santo, nasceu do desmembramento territorial da Arquidiocese de Vitória, fruto dos esforços do então arcebispo metropolitano, dom Silvestre Luiz Scandian, abrangendo boa parte da região norte e noroeste do estado do Espírito Santo. Hoje, a Diocese de Colatina conta com 31 paróquias, cerca de 700 comunidades e abrange 17 municípios e tem como padroeira Nossa Senhora da Saúde.

Dom Geraldo Lyrio Rocha e Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
Além de dom Geraldo, a Diocese de Colatina teve como pastor dom Décio Sossai Zandonade, hoje bispo emérito e reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde.
Atualmente, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias é o bispo diocesano de Colatina.