Na última semana, o assessor teológico da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral, padre Geraldo Luiz De Mori, esteve conosco para conduzir uma reflexão com o tema: “10ª Assembleia Diocesana numa Igreja em Saída: motivações teológico-pastorais”. Padre Geraldo é reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), que fica em Belo Horizonte (MG).
Na sexta-feira (6/3), ele conversou com os padres e no sábado (7/3) o encontro se deu na presença dos delegados da assembleia e seus suplentes, entre os quais leigos, religiosas, diáconos permanentes, seminaristas e lideranças paroquiais. Ambos os momentos aconteceram no Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis), em Ibiraçu, e envolveram também uma conversa sobre as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Os participantes tiveram conhecimento do resultado da Pesquisa Aberta ao Povo de Deus, que levantou questionamentos acerca das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças vividas pela nossa Igreja Particular. A partir dos dados apresentados, padre Geraldo relacionou os nossos desafios com a própria postura de Jesus descrita no Evangelho: alguém que se coloca no caminho, nas ruas, nas casas, em saída.
O momento provocou questionamentos e observações interessantes e importantes para o amadurecimento das ideias com foco na construção do novo Projeto Diocesano de Evangelização.
O próximo passo desse processo são as assembleias das áreas pastorais, que têm início já nesta semana.