Santíssima Trindade

Nascimento da paróquia

A Paróquia Santíssima Trindade foi instalada na tarde de sábado do dia 24 de janeiro de 1998, pelo então bispo da Diocese de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha. Foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Conceição (Centro de Linhares) e passou a ter 16 comunidades.

Após alguns anos, instalou-se a Paróquia Santa Rita de Cássia, para melhorar o atendimento pastoral devido o grande número de comunidades. Por isso, duas comunidades foram desmembradas da Paróquia Santíssima Trindade: Bom Pastor (Shell) passou a pertencer à Paróquia Santa Rita de Cássia (Araçá) e São José Operário (BNH) à Paróquia Bom Pastor (Interlagos).

Nestes 18 anos, além do crescimento espiritual e pastoral alcançado, a paróquia ampliou suas estruturas: com aquisição de uma casa paroquial e de terrenos para a formação de novas comunidades, a construção e a reforma de muitas igrejas, além da construção da Matriz e a elaboração de projetos arquitetônicos de comunidades que se encontram em andamento.

 

Realidade urbana

A paróquia seguiu sua caminhada, com os padres, agentes de pastoral e movimentos, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo, em sintonia com as orientações diocesanas. De 2009 a 2011, foram criadas três comunidades em regiões da paróquia que cresceram rapidamente: Nossa Senhora Auxiliadora (Bairro Planalto), Nossa Senhora Aparecida (Bairro Boa Vista) e Nossa Senhora de Fátima (Gaivotas). Dessa forma, a paróquia passou a atender 20 comunidades eclesiais de base (CEBs) numa realidade urbana, cuja expansão é difícil de ser mensurada, tendo em vista grandes bairros com diversos desafios sociais e religiosos, além de muitos empreendimentos, dentre eles shopping, centro residencial, indústrias, vários comércios e aeroporto, sendo necessária a formação de novas CEBs em outras regiões.

 

Crescimento da região

No Evangelho de Lucas (Lc 5,4), disse Jesus: “Avance para águas mais profundas, e lancem as redes para a pesca”. Cansados da pesca noturna, sem peixes, os discípulos questionaram o Mestre. Jesus encorajou os discípulos a terem fé e avançarem em suas ações. Portanto é necessário ter coragem e comprometimento para que a caminhada prossiga com ações concretas.

Diante disso, apresentou-se um projeto ao Conselho Presbiteral da Diocese de Colatina, com o objetivo de criar uma paróquia na área que inicia seus limites no Bairro São José e termina no Bairro Canivete, com as comunidades: São José (Bairro São José), São João Batista (Bairro Linhares V), Nossa Senhora da Esperança (Bairro Nova Esperança), Santo Antônio (Bairro Movelar), São Cristóvão (Bairro Planalto), São Pedro (Bairro Santa Cruz), Nossa Senhora das Graças (Bairro Nova Bethânia), São Sebastião (Bairro Canivete), São Benedito (Bairro Canivete), Nossa Senhora Auxiliadora (Bairro Planalto I), Nossa Senhora Aparecida (Boa Vista) e Nossa Senhora de Fátima (Gaivotas). Isso implicaria mudanças na Paróquia Santíssima Trindade que cederia comunidades para a criação dessa nova paróquia.

O projeto foi aprovado e, no ano de 2011, deu-se início à preparação para a criação da paróquia. No dia 21 de outubro de 2012, foi instalada a 31ª Paróquia da Diocese de Colatina, a Paróquia Bem-Aventurado João Paulo II, pelo então bispo diocesano dom Décio Sossai Zandonade, após uma bela e envolvente participação dos fiéis das comunidades que pertenciam à Paróquia Santíssima Trindade. Com a canonização de João Paulo II, a nova paróquia passou a se chamar: Paróquia São João Paulo II.

 

A paróquia hoje

A Paróquia Santíssima Trindade abrange atualmente oito comunidades: Antiga Matriz, onde acontecem os encontros de catequese e reuniões paroquiais, Matriz Sagrado Coração de Jesus (Bairro Novo Horizonte), Santa Luzia (Bairro Rodrigues Maciel), São Francisco de Assis (Bairro Lagoa do Meio), Santa Teresinha do Menino Jesus (Bairro Jardim Laguna), Nossa Senhora de Lourdes (Bairro Palmital), São Sebastião (Bairro Palmital) e teve o retorno da Comunidade São José Operário (Bairro Novo Horizonte), além da Comunidade de Vida Shalom (Bairro Novo Horizonte).

A paróquia conta com diversas equipes de serviço: Pastorais da Acolhida, da Comunicação, da Criança, da Educação, da Juventude, do Menor, da Saúde, da Sobriedade, Grupo Resgate, Carcerária, Familiar e Catequese (Preparação para o Batismo, Iniciação Eucarística, Crisma e Catecumenato); Círculos Bíblicos, Setores Missionários, Coroinhas, Dízimo, Liturgia, Apostolado da Oração, Amigos do Seminário; Ministérios Leigos: Assistentes do Matrimônio, Ministros Extraordinários (Batismo, Palavra, Distribuição da Sagrada Comunhão e Exéquias); Movimentos (Cursilho, ECC – Encontro de Casais com Cristo, EJC – Encontro de Jovens com Cristo, EAC – Encontro de Adolescentes com Cristo, MFC – Movimento Familiar Cristão, RCC – Renovação Carismática Católica, JAM – Juventude e Adolescência Missionária, Oblatos Beneditinos, Cenáculo nas Famílias, Terço dos Homens, Sagrada Face e Oficina de Oração e Vida ).

Atualmente, o objetivo é construir o Centro Pastoral Paroquial de Evangelização, cujo projeto arquitetônico está em fase de elaboração.  Sabe-se que a Igreja é viva, pois é impulsionada pela ação do Espírito Santo de Deus. Sendo assim, a Paróquia Santíssima Trindade continua semeando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo com fé, perseverança e oração.

 

Funcionamento da Secretaria Paroquial

Horário: 7h30 às 18h30

Segunda-feira: apenas expediente interno

De terça a sexta-feira: atendimento às comunidades

Atendimento do padre: 8h30 às 11h e 14h30 às 17h

Quartas e quintas-feiras: confissões

Sextas-feiras: visita aos enfermos e às famílias

 

Meios de Comunicação

E-mail da secretaria: [email protected]

E-mail do financeiro: [email protected]

Celular da paróquia: (27) 99963 4977

 

Rádio Globo Linhares 870 AM

Missa transmitida ao vivo

Domingos, às 7h, direto da Matriz Sagrado Coração de Jesus (BNH)

 

Jornal “Voz da Trindade”

Publicação mensal da Paróquia Santíssima Trindade

Distribuição: último domingo de cada mês nas comunidades

E-mail: [email protected]

 

Rede social

www.facebook.com/mdcparoquiasantissimatrindade

 

Clique aqui para mais informações sobre a Paróquia Santíssima Trindade.

Para mais informações sobre a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, acesso o conteúdo a seguir:

FOLDER certo PAROQUIA_FRENTE FOLDER certoPAROQUIA_VERSO

ades-placa-informacoes-igreja-book-antiqua-02-1

 

Setor:
Área Pastoral da BR 101 Norte
Rua:
Rua Nova Venécia
Número:
01
Bairro:
Novo Horizonte
Telefone:
27-3373-1900
Telefone Adcional:
27-3372-1381
Cidade:
Linhares
Estado:
Espírito Santo
E-Mail:
[email protected]
Cep:
29.902-360
Caixa Postal:
259
Horários de Missa:
Domingo
19:00h, 07:00h
Sexta
19:30h
Padres: