A Pastoral da Ecologia foi instituída na Diocese de Colatina pelo bispo diocesano, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, no dia 21 de novembro de 2017, durante a festa da padroeira Nossa Senhora da Saúde. Trata-se da ação evangelizadora da Igreja em “defesa da integridade da criação” e fundamenta-se no texto bíblico “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15).
Os objetivos específicos da Pastoral da Ecologia são: educar para os valores essenciais à vida; desenvolver uma nova cultura de preservação do planeta e despertar para a necessidade do desenvolvimento sustentável.
Os trabalhos desenvolvidos pretendem abranger três dimensões, a saber: o indivíduo, a comunidade e a relação com o meio ambiente ao nosso redor.
A Pastoral da Ecologia Diocesana está desenvolvendo três linhas de ação, ambas fundamentadas biblicamente:
- Educação Ambiental: “Mas aquele que beber da água que Eu lhe darei nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe darei se tornará nele uma fonte que jorra para a vida eterna”. (Jo 4,14)
- Recuperação de Áreas Degradadas: “Para a árvore existe esperança: quando cortada, ela retoma vida e continua a deitar rebentos. Tenha a raiz envelhecido na terra, esteja cepa morta na poeira, basta que fareje a água, já rebrota e cria copa igual à planta jovem”. (Jó 14,7-9)
- Espiritualidade Ecológica: “Deus viu tudo o que havia feito. Eis que era muito bom”. (Gn 1,31a)
Participe da Pastoral da Ecologia, contribuindo com seus dons para a construção de um mundo mais sustentável! Basta seguir nossa agenda no Instagram: @pastoraldaecologia.colatina, Facebook: Pastoral da Ecologia – Colatina/ES e Canal do YouTube: Pastoral da Ecologia Colatina.