Na última sexta-feira (27/11), a Paróquia São Roque, de São Roque do Canaã, celebrou a Festa de Nossa Senhora das Graças. Uma procissão com a imagem centenária de Nossa Senhora das Graças foi realizada, saindo da igreja matriz em direção à capela dedicada a ela. O padre Adriano Marcos Luchi celebrou a santa missa dentro da igrejinha, a primeira construída na região.
Essa festa se repete em São Roque do Canaã há 134 anos, quando o lugar era ainda habitado pelos primeiros imigrantes italianos. A igrejinha de Nossa Senhora das Graças foi idealizada pelo italiano Josep Bosi, após alcançar uma graça: ele e sua família atravessaram o rio Santa Maria, desceram a Serra do Canaã e se perderam na mata fechada. Foram dias e noites enfrentando os problemas que a mata oferecia: difícil acesso, animais ferozes, fortes chuvas, pouca comida, além de desespero e medo.
Josep Bosi prometeu construir um oratório dedicado a Nossa Senhora das Graças onde a família encontrasse a saída. A graça foi alcançada e logo deram início à construção, com o apoio de outras famílias. Para atender à comunidade, eles acharam por bem erguer algo maior, uma capela para que todos pudessem ali fazer as suas orações. Também foi Josep Bosi que esculpiu a imagem de Nossa Senhora das Graças para ser colocada na igrejinha.
Em 1888, o padre José Venditti celebrou a primeira missa na capela. A imagem feita a facão por Josep permanece na histórica capela e é venerada há 134 anos.