Não é tarefa fácil expressar o que é ser um educador, tão pouco é fácil ter como opção de vida a missão de educar.
É comum encontrar entre educadores os que não tiveram o magistério como primeira opção e enquanto bem mais jovens, desejavam ser profissionais de sucesso, com bons salários, reconhecimento, mas por alguma razão o magistério os escolheram. O incrível é que apesar de não concretizarem alguns dos seus sonhos, como por exemplo, enveredar por uma das carreiras consideradas socialmente promissoras, eles descobriram as possibilidades de alcançar patamares de excelência no magistério.
A formação acadêmica garante pela certificação o legado de profissionais da educação, mas a conquista do reconhecimento de educador depende de cada um, da construção de sua identidade profissional e pessoal.
O pesquisador e professor José Moran diz que “o educador é um especialista em conhecimento, em aprendizagem”, portanto, torna-se necessário que em sua trajetória este especialista tenha o desejo de evoluir, de aprender, de ensinar e busque integrar os valores éticos, conhecimentos pedagógicos, intelectuais e emocionais para a construção de um profissional equilibrado, experiente e humanizado.
Sabemos exatamente qual é o perfil de educador que desejamos para os nossos filhos ou para serem nossos colegas de trabalho. Sem dúvida, desejamos profissionais motivados, que apresentam competência intelectual, que demonstram coerência entre o falar e o fazer e acima de tudo os que demonstram ter vínculo, interesse com o desenvolvimento e a aprendizagem dos que estão ao seu redor.
As características evidenciadas nos bons educadores são as mesmas identificadas nos profissionais bem sucedidos. Eles se destacam porque são capazes de superar suas crises de identidade em virtude das escolhas, das rotinas, da burocratização, das mudanças culturais, sociais, valorizando a cada dia a opção feita ou que se deixou fazer. Estes profissionais são a maioria nas nossas escolas e podem ser facilmente identificados pelo seu carisma, competência, afetividade e dedicação em potencializar o que de melhor existe em cada pessoa.
Que seja sempre honrada a profissão de educar e que cada profissional tenha a sabedoria para conduzir com dignidade a sua missão.
Maricélis Caetano Engelhardt
Superintendente Regional de Educação de Colatina