Neste ano, a Diocese de Colatina acolheu três novos seminaristas em seu Seminário Menor Maria Mãe dos Pobres, que fica no bairro Colúmbia, em Colatina. Os rapazes deixaram suas casas para viver um ano dedicado ao amadurecimento vocacional e aos estudos do Curso Propedêutico.
Carlos Daniel de Souza Martins veio da Paróquia São João Batista, em Aracruz; Silvonei Pereira Escobar, da Paróquia Santa Luzia, em Pancas; e Huezer Viganô Sperandio, da Paróquia Santa Teresa, da cidade de Santa Teresa.
“Nossa rotina se resume a orações durante o dia, aulas dentro e fora do Propedêutico, missas durante a semana, acompanhamento psicológico, atividades pastorais e serviços gerais da casa”, conta Carlos Daniel. Os propedeutas, como também são chamados, são acompanhados e orientados de perto pelo reitor do Seminário Manor, padre Giovani Marinot Vedoato, com quem estabeleceram uma relação de respeito e amizade. “Um dos conselhos que padre Giovani nos dá, e que nos marca muito, é sobre ser natural em nossas ações, sermos nós mesmos e sempre acolher com carinho as pessoas que passam pelas nossas vidas”, observa.
Padre Giovani é também professor das disciplinas de Cultura Geral e Experiência Pastoral e ajuda os seminaristas a viverem sua primeira experiência prática na Paróquia Sagrada Família, onde atua como vigário paroquial.
Aulas
Os seminaristas cumprem um currículo extenso, com aulas de Língua Portuguesa, História, Mistério Cristão, Bíblia e Missão, Vida Eclesial, Liturgia, Cultura Religiosa, Cultura Geral, Experiência Pastoral, Introdução à Filosofia e Noções Básicas de Administração. Regularmente, eles também participam de retiros espirituais, sob a orientação do monsenhor Rubens Duque. “O conhecimento sobre a nossa vocação está crescendo, já conseguimos sentir um amadurecimento”, comenta Silvonei.
Expectativas
Para os propedeutas, esse é um ano definitivo no discernimento vocacional e, se tudo correr conforme as expectativas, eles serão acolhidos, no ano que vem, no Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, na Serra, para iniciar os estudos do curso de Filosofia. “Desejamos trilhar um caminho de crescimento espiritual e intelectual que nos ajude a continuar o processo que iniciamos e que nos proporcione uma boa caminhada de conhecimento tanto da igreja e da vida pastoral como do nosso próprio interior”, destacam.
A rotina completa no Seminário Maior é seguida apenas por Carlos Daniel e Silvonei. Já Huezer vive uma experiência pastoral diferente, já que ele concluiu o Propedêutico e o curso de Filosofia na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Ao se transferir para Colatina, Huezer reside no Seminário Menor, ministra as aulas de Introdução à Filosofia aos seus colegas e realiza trabalho pastoral na Paróquia Sagrada Família, sob a coordenação do pároco, padre Joseumar Miranda.